ESCOLAS MUNICIPAIS DIVULGAM SUAS ATIVIDADES

ESCOLAS MUNICIPAIS DIVULGAM SUAS ATIVIDADES

A Secretaria Municipal de Educação (SEMED) divulga as atividades pedagógicas das escolas do município ocorridas no mês de abril e que tem sequência em maio.
Na EMEF Profª Alzira Kruger Guther, a exemplo de outras escolas municipais, teve início o Projeto Geração +, fruto de uma parceria entre a prefeitura e a empresa AES Tietê.
O Geração + pretende levar às crianças valores sobre os recursos naturais do planeta, entregando composteiras nas escolas participantes do projeto. As composteiras são um conjunto de caixas que realizam a compostagem dos restos de comida, transformando-os em adubo para serem reutilizados nas próprias instituições de ensino.
As escolas municipais também ajudaram os alunos a organizar a eleição do Grêmio Estudantil, com campanha, eleição e posse das chapas vencedoras.
O Dia do Índio também foi lembrado por todas as escolas da rede, rendendo homenagens ao povo nativo brasileiro, com pinturas, desenhos e brincadeiras.
A EMEF Prof. Rev. Gutenberg de Campos recebeu o mestre Jorge para contar um pouco sobre a história da capoeira no Brasil. Esse esporte tornou-se símbolo de resistência para o povo negro e patrimônio cultural de todos os brasileiros, misturando arte marcial, dança e música.
No dia 18 de abril foi lembrado o Dia do Livro Infantil. Para rememorar a data, as professoras Murielli Lourenço e Raquel Conti realizaram trabalhos sobre Monteiro Lobato, com os alunos do 3º e 4º anos. Os alunos ouviram músicas, vivenciaram histórias e finalizaram o dia letivo com um painel expondo os trabalhos.
Já na EMEF Prof. Alberto Arradi, o calendário esteve repleto de atividades dentre as quais o trabalho com sistema de medidas, as atividades das cores, o jogo Mancala, em que a professora Marinete Rodrigues fez a leitura coletiva do livrinho “Nem todo mundo brinca assim”. Em seguida, propôs o jogo originário da África, que simboliza as plantações e as colheitas. É um jogo de contagem e captura que ajuda a desenvolver o raciocínio lógico, conceitos matemáticos, planejamento e estratégia.
A escola também foi agraciada com a palestra da neuropsicopedagoga Alessandra Braz Ferrinho, que veio falar sobre o autismo, por ocasião do Dia da Consciência sobre Autismo.
Os alunos da CEMEI Profª Mercedes Lopes de Marchi estiveram envolvidos com a confecção de cataventos, o que motivou muita diversão.
Também promoveram atividades para lembrar o Dia do Índio e puderam confeccionar colares feitos de macarrão e cocares coloridos, orientados pela professora Cléucia.
Uma atividade da apostila foi utilizada para contextualizar a questão da quantificação e divisão, com laranjas. Depois da experiência, houve o preparo de um delicioso suco natural de laranja, momento em que a professora ensinou sobre a importância de adicionarmos alimentos saudáveis em nossa dieta alimentar.
Dentre muitas atividades realizadas, os alunos da CEMEI Profª Adelaide Reginato de Lima puderam vivenciar a atividade do recreio dirigido, atividades por ocasião da Páscoa, com sorteio de uma cesta de chocolates, dentre outras.

Veja também: