O IDEAL CLUB

O IDEAL CLUB
12 DE OUTUBRO DE 1918

Embora a data oficial da fundação desse clube seja 12 de outubro de 1918, a reunião que efetivamente o declarou fundado, foi realizada em 27 de abril de 1918 conforme consta do Livro de Atas nº 1, fls. 1, quando um grupo de 14 pessoas se reuniu, sob a Presidência do Major João Baptista Pompeu, tendo sido eleita, na oportunidade a primeira Diretoria, assim constituída: Presidente: Dr. Agenor Simões; Vice-Presidente: Major João Baptista Pompeu; Tesoureiro: Mario Ferrarezi; 1º Secretário: Demosthenes Gonçalves; 2º Secretário: Laurindo Battaiola.
Por unanimidade foi aprovado o nome de "Ideal Club", constando ao final da ata que a Diretoria ficou autorizada a confeccionar os Estatutos para oportuna aprovação, além dos agradecimentos às sras. Professoras Ludovina Bandeira e Thereza Gonzales pelo oferecimento de "três pares de cortina". Presentes também os senhores Juvenal Pompeu, Bernardino Avila, José Alves, Thomaz Pugliese, Benedito Bonato, Alberto Cinquetti, Francisco Lourenção, Dr. Caio Simões e Armando Ognibene.
Em 12 de outubro de 1918, com a aprovação dos Estatutos, é oficializada a fundação. O Ideal Club funcionou durante 31 anos à rua Salvador de Toledo (prédio posteriormente demolido e hoje apenas um terreno ao lado do prédio do Banco do Estado de São Paulo). Em 17 de abril de 1949 foi lançada a pedra fundamental do prédio próprio à Rua Campos Salles, o qual foi inaugurado a 15 de outubro do mesmo ano com grandes festividades, baile a rigor, coroação da Miss Barra Bonita, Maria lgnês Gonçalves (Tungue) e posse da nova diretoria, assim formada: Presidente: Arthur Battaiola; Vice-Presidente: Arthur Antonangelo; 1º Secretário: Dr. Raul Bauab; 2º Secretário: Virgilio Rodrigues Angelo; Tesoureiro: Nicola Saffi e Bibliotecário: Elias Nahás.
No Ideal Club, realizaram-se grandes festas, shows, desfiles e bailes que ficaram famosos. Orquestras e cantores do Brasil e do exterior lá se apresentaram com grande sucesso. Os bailes de carnaval, as coroações de "Miss Barra Bonita" e "Rainha da Cana", constituíam-se em grandes acontecimentos sociais e mobilizavam toda a região.
Em 3 de novembro de 1973, por decisão aprovada em Assembléia Geral o Ideal Club "fundiu-se" com a Associação Atlética Ponte Preta, passando a pertencer à nova agremiação, Ideal Ponte Clube, todo patrimônio e acervo do extinto Ideal Club, cujo último presidente da Diretoria foi o Senhor Arthur Antonangelo.


1ª sede do Ideal Clube - rua Salvador de Toledo

NOTA: Em virtude de não terem sido localizados os livros do extinto "Ideal Club", estes dados foram extraídos das crônicas "Retalhos de um Ideal", de Henrique Stolf, publicadas no "Jornal da Barra", a partir de 20 de setembro de 1980 (nº 663), com base nos livros por ele pesquisados.