A ESCOLA PÚBLICA
Desde a formação do povoado, a alfabetização e a instrução primária foram preocupações constantes das famílias e dos líderes políticos locais, mas, somente a partir de 1895, encontramos registros sobre o assunto com a inauguração, a 24 de outubro do mesmo ano, da primeira Escola Pública Masculina, sob a regência do Professor José Benedito da Silva, mais conhecido como Rato Branco.
A primeira Escola Feminina aparece em fevereiro do ano de 1900, tendo como Professora Interina, Maria Umbelina Ferraz (*). Mais tarde as escolas foram regidas pelos Professores Antonio Volponi, Joaquim de Siqueira Castro, Patrocínia Siqueira Maciel e Elvira Machado Lourenção.
Além desses professores pioneiros, o Padre da Paróquia de São José, ministrava instrução às crianças do lugar, como conta o Senhor Domingos Settimio Frollini, no volume "Memórias de Barra Bonita". Era ele, D. Domênico Pardi, que aqui residiu até 1915. De acordo com o citado depoimento, os alunos de d. Domênico tinham que levar, de casa, o banquinho para se sentar e as aulas iam das 10 horas da manhã à 5 da tarde, com uma hora de recreio para irem almoçar em casa e voltar. Ensinava português e italiano e chegou a ter mais de 50 alunos.
Com o crescimento da população e conseqüente aumento do número de crianças em idade escolar, Barra Bonita iniciou uma luta sem trégua para instalação de novas classes. Estas eram criadas mas os professores não vinham. As críticas aos governos municipal e estadual eram muitas. Para se ter idéia, o "Anuário de Instrução Pública do Estado", revelava que, em 1915, 98,5% das crianças barra-bonitenses em idade escolar, não recebiam instrução por falta de escolas, apesar da cessão do prédio da Câmara, conforme Decreto nº 9 de 15 de setembro de 1914.
Finalmente, a 25 de março de 1918, todas classes (masculinas e femininas) espalhadas pela cidade, foram agrupadas, inaugurando-se as "Escola Reunidas", cujo primeiro Diretor foi o Professor Armando Ognibene.
A Câmara Municipal decreta então, a obrigatoriedade de freqüência às aulas, estabelecendo multa aos pais, tutores ou responsáveis, que não matriculassem os escolares. Estavam dispensadas dessa obrigatoriedade, os meninos residentes a mais de 3 quilômetros da Escola e as meninas residentes a mais de 2 quilômetros.
O primeiro Grupo Escolar da cidade foi criado em 12 de março de 1919, possibilitando assim, a matrícula de todas as crianças. A população vibrou e, principalmente, o corpo docente formado pelos Professores: Armando Ognibene (Diretor), Benedito Bonato, Elizeu de A. Penteado, Thereza Gonzales, Ludovina Bandeira, Cedina de Faria Ognibene, Maria de Lurdes Sampaio e Laonte Fernandes de Andrade Só. (**)
O "Grupo Escolar de Barra Bonita" foi instalado no prédio da Câmara Municipal à Rua Winifrida e abrigou várias gerações de estudantes e professores de 1919 a 1942.
Em 1939, o então Prefeito Municipal Luiz Scaglione, desapropriou uma área de terras dos Herdeiros de Ludovico Victório à rua Prudente de Moraes, para que o Estado construísse o prédio próprio para o Grupo Escolar. Em 1º de outubro de 1941 era colocada simbolicamente a primeira telha com a presença do prefeito Luiz Scaglione, do diretor escolar, Prof. Francisco Xavier Castro, demais autoridades e populares (Livro de Atas da Câmara Municipal).
As obras foram concluídas em 1942, e a 1º de julho do mesmo ano o Prefeito Alcides Tomazetti promove a festa de inauguração.
Pelo Ato nº 16 de 23 de setembro de 1942, o novo estabelecimento de ensino recebe o nome de "Grupo Escolar Dr. Fernando Costa", como homenagem ao destacado homem público e Interventor do Estado de São Paulo.
O ano letivo de 1943 começa na nova casa. O curso primário, como era chamado, ia do 1º ao 4º ano, quando os alunos aprovados recebiam o sonhado diploma, com grandes festas.
Hoje no mesmo local, com as mudanças ocorridas no sistema de ensino, lá está a Escola Estadual de Primeiro Grau Dr. Fernando Costa, funcionando em dois períodos, de 1º a 8º Série (englobando o antigo Ginásio). O 1º Grau é obrigatório e concluído sem festas e sem diplomas. É apenas o início de uma etapa de estudos que, para muitos, se encerra ali.
O Primeiro Grupo Escolar da rua Winifrida deixou lembranças inesquecíveis. O prédio de linhas sóbrias e funcionais abrigou também instalações da Câmara, da Prefeitura, do Primeiro Ginásio do Estado, do Posto de Saúde, Correio, SESI e Primeira Escola de Comércio (hoje FUNBBE), até sua venda e demolição em 1980 para dar lugar à Agência do Banco do Brasil, inaugurada em 17 de agosto de 1981 (Adminst. Kyelce-Baldo).