SEGURANÇA PÚBLICA - DISTRITO POLICIAL - CADEIA E DELEGACIA DE POLÍCIA

SEGURANÇA PÚBLICA
DISTRITO POLICIAL - CADEIA E DELEGACIA DE POLÍCIA

O Distrito Policial de Barra Bonita foi criado em 22 de dezembro de 1893, sendo nomeado para o cargo de Sub-Delegado, o Major Pompeu (Jornal "O Barra Bonita" nº 404 de 30 de setembro de 1939).
A Cadeia Pública, que atendia também como Posto Policial, foi construída às expensas da população, à Rua 1º de Março esquina com a Rua Prudente de Moraes (onde atualmente está a agência da "Nossa Caixa-Nosso Banco") para substituir os argolões da enorme taiuveira do quintal do Sr. José Angelino Battaiola, onde eram amarrados os presos, até serem removidos para Jaú.
O tempo foi passando, e a "Cadeia Velha" - de instalações antigas e precárias - começou a preocupar os moradores e autoridades locais pela falta de condições adequadas para seu funcionamento.
A segurança, praticamente, não existia nem para os funcionários nem para os presos. Em 1913, Arlindo Braz, um andarilho e autor de grave crime que lá estava detido, foi linchado por um grupo de moradores revoltados que invadiram a cadeia. O Delegado Joaquim Barbosa Machado, um guarda e o carcereiro, Sr. Serafim Carnevalle, nada puderam fazer para evitar o fato.
Foram necessários muitos anos de lutas e muitas críticas aos governantes locais e estaduais para que fosse construído um prédio seguro e decente para abrigar o Posto Policial e a Cadeia Pública.
Em 8 de março de 1917, a Lei nº 15 aprova a doação ao Estado de um terreno de 30 x 40 metros, à Rua Winifrida, por indicação do Vereador Francisco Lourenção. Era Delegado de Polícia, o Sr. Bernardino Rocha.
Um fato novo que veio dar maior impulso às pretensões dos barra-bonitenses, ocorreu a 20 de agosto de 1919, com a criação da Delegacia de Carreira e posse do seu primeiro Delegado Dr. Omar Delduque. A 1º de setembro de 1919, o correspondente local do jornal "Correio Paulistano" destaca que, "os trabalhos da construção da cadeia pública local, prosseguem mas com grande morosidade". Em 20 de janeiro de 1921, o mesmo correspondente reclama que "depois de quase dois anos de serviços, não esteja ainda concluído o Posto Policial".
A construção do prédio, obedeceu à planta padrão elaborada pelo "Escriptorio Technico da Directoria de Obras Públicas, enquadrada como Tipo 10 x 12, de 1904" a qual faz parte do acervo do Museu local.
Não foi possível localizar a data da inauguração que deve ter sido por volta de 1922.
Amplo e seguro para os padrões da época e suficiente para atender às necessidades da população, o prédio da Cadeia e Posto Policial, tornou-se pequeno e inseguro diante do crescimento da cidade, do aumento de atribuições da Delegacia tais como: Divisão de Identificação, Divisão de Trânsito, Inquéritos, Policiamento, investigações e todos os atos concernentes à segurança pública.
Assim sendo, com o passar dos anos, apesar dos esforços de seus Delegados titulares e das administrações municipais que procuravam, com reformas e atendimentos de emergências, amenizar a precariedade das instalações, o prédio da Delegacia e Cadeia, teve sua interdição lavrada pela Saúde Pública local, por falta de segurança, passando a funcionar, a partir de 1970, no prédio cedido pelo Município à Praça Hyppólito Lopes, Vila Operária. Nesse local, funcionava apenas o setor administrativo da Delegacia de Polícia. Os presos eram encaminhados para os presídios de Jaú e cidades vizinhas, até a construção e inauguração das instalações definitivas em 1973.

Posto policial e cadeia pública - 1933

O PRÉDIO DA CADEIA PÚBLICA E DELEGACIA DE POLÍCIA
"DR. OCTÁVIO GONÇALVES MOREIRA JUNIOR"
AVENIDA DR. CAIO SIMÕES, 53
INAUGURADO EM 14 DE DEZEMBRO DE 1973

Com a presença ilustre do General Sérvulo da Mota Lima - Secretário de Estado dos Negócios da Segurança Pública do Governo Laudo Natel - demais autoridades da Polícia Civil e Militar do Estado de São Paulo, do Prefeito Dr. Clodoaldo Antonangelo, dos convidados locais e de toda a região, foi realizada no dia 14 de dezembro de 1973, a solenidade de inauguração do prédio da "Cadeia Pública e Delegacia de Polícia Dr. Octávio Gonçalves Moreira Junior", denominação que homenageou um Delegado de Polícia morto no cumprimento do dever.

Após o descerramento da placa, e das saudações oficiais, as autoridades e convidados presentes percorreram as amplas instalações da Delegacia e da Cadeia (construção foi iniciada em 1972), ambas em um único bloco, constatando a solidês da obra, dotada das mais modernas técnicas de construção e segurança, e para a qual o Município doou o terreno ao Estado, na Administração Dr. Wady Mucare (Dr. Duba) - Luiz Saffi (1969-1972).