SECRETARIA MUNICIPAL DE SAÚDE ESCLARECE SOBRE O USO DE INSETICIDAS PARA COMBATE AOS ESCORPIÕES

SECRETARIA MUNICIPAL DE SAÚDE ESCLARECE SOBRE O USO DE INSETICIDAS PARA COMBATE AOS ESCORPIÕES

O

Departamento de Combate a Vetores da Secretaria Municipal de Saúde da Estância Turística de Barra Bonita tem recebido notificações sobre o surgimento de escorpiões em residências e consequentemente solicitações de aplicação de inseticida nos locais.

Importante esclarecer que a Secretaria de Estado da Saúde, através da SUCEN – Superintendência de Controles de Endemias, NÃO RECOMENDA o uso de venenos sob argumentação de que o inseticida desaloja e afugenta os escorpiões para as residências vizinhas, além de oferecer riscos à saúde dos moradores e ao meio ambiente.

A recomendação da SUCEN se baseia justamente no trabalho que os Agentes realizam atualmente. Quando a ocorrência é notificada, os agentes se dirigem até a residência e realizam a busca ativa e captura dos escorpiões, verificam se existem no local acumulo de entulhos e materiais de construção, mato alto, acúmulo de lixos abertos, paredes sem reboque, entre outras situações que proporcionam abrigo aos escorpiões e consequentemente condições para procriarem. Os agentes orientam os moradores a eliminar esses locais de risco, pois, isso realizado, diminui consideravelmente a incidência de surgimento de escorpiões. Além disso, orientam sobre os locais que favorecem facilidade de acesso de escorpiões às residenciais, tais como ralos abertos, quando o ideal é mantê-los fechados quando não estão em uso.

Muitos moradores não permitem o acesso dos Agentes de Vetores às suas residências, dificultando o trabalho e a eliminação de focos de escorpiões. Pedimos a todos que colaborem e permitam a entrada dos agentes após os mesmos se identificarem.

Pedimos a todos que colaborem mantendo seus quintais e terrenos livres de entulhos, lixo, mato alto e outros materiais que servem de abrigo aos escorpiões.

Abaixo colamos parte do texto do POP – Procedimento Operacional Padrão da SUCEN sobre o uso de inseticidas:

Veja também: