SÁBADO É O “DIA D” DE VACINAÇÃO CONTRA A POLIOMELITE E SARAMPO

A campanha de vacinação oficial contra a poliomielite começou no último dia 4 e vai até o dia 31 de agosto. No entanto, neste sábado, dia 18 de agosto, acontece o ‘Dia D’, para as crianças que ainda não se imunizaram..

Quatro unidades de saúde estarão atendendo das 8 horas da manhã até às 17 horas: Centro de Saúde II (Postão) e nos Postos de Saúde da Cohab, Vila Corrêa e Sonho Nosso.

Para motivar a participação das crianças, nessa campanha, as unidades de saúde estarão distribuindo sacolinhas surpresa com pipocas, balas e pirulitos.

O objetivo da Secretaria de Estado da Saúde é sanar a baixa adesão às vacinas, registrada nos últimos meses, e evitar um surto dessas doenças.

Em Barra Bonita, a cobertura vacinal da poliomielite, que previne contra a paralisia infantil, e de sarampo, atingiu até o momento 32% do público alvo que são crianças a partir de um ano de idade e menores de cinco anos. A meta é vacinar pelo menos 95% das crianças.

A poliomielite está eliminada do Estado de São Paulo desde 1988, quando houve o último caso, no município de Teodoro Sampaio, a cerca de 700 quilômetros da capital. Apesar de ainda não ter chegado por aqui, o surto de sarampo já atinge a região norte do país. Só este ano, mais de 500 casos foram confirmados no Amazonas e em Roraima, segundo o Ministério da Saúde. “A vacinação é fundamental para eliminarmos os riscos da circulação destas doenças na nossa cidade”, afirma a responsável pelas campanhas de vacinação no município, a enfermeira Talita de Sousa Melo.

A campanha visa às crianças entre um e cinco anos incompletos, mas, no caso do sarampo, adultos que não estejam com a carteira em dia também podem tomar a vacina. A imunização contra o sarampo é feita por meio da vacina tríplice viral, que protege também contra rubéola e caxumba.