Caso os animais apareçam, a população precisa informar pelo telefone (14) 3604-4051
Atenta às ocorrências de aparecimento de escorpiões, a equipe de Controle de Vetores – setor vinculado à Secretaria Municipal de Saúde – tem feito visitas para orientação e vistoria em imóveis situados em vários pontos da cidade.
Uma campanha de prevenção ao escorpião vem sendo divulgada pela prefeitura através de panfletos, rádios, jornais e redes sociais.
Com o início da campanha tem aumentado o número de ligações em que pessoas relatam o aparecimento desses animais.
Apesar do aumento do número de ligações, a situação é considerada sob controle pela prefeitura. “As pessoas estão ligando e, dentro de um planejamento, estamos visitando esses locais, orientando as pessoas, fotografando tudo e em casos específicos fazemos o bloqueio com um inseticida especial”, explica o vice-prefeito e secretário municipal de Saúde, Manoel Fabiano Ferreira Filho.
PREVENÇÃO, SINTOMAS E TRATAMENTO
Ainda segundo o secretário, a melhor forma de controle é a prevenção. “Manter limpos quintais e jardins, não acumular entulho; não pendurar roupas na parede; rebocar frestas nas paredes; e cuidar para que móveis e rodapés não apresentem vãos são algumas das recomendações que fazemos”.
Em geral, os principais sintomas de quem foi picado por um escorpião são dor muscular, diarreia, vômito, dor de cabeça (cefaleia) e dor no local da picada. A intensidade dos efeitos, entretanto, depende da quantidade de veneno injetada, da força muscular e da idade. Por isso, crianças e idosos necessitam de cuidados especiais.
Em Barra Bonita, para o tratamento de envenenamentos causados por picada de escorpiões, não há o soro antiescorpiônico e o antiaracnídico. Se for constatada a picada, a pessoa deve ser levada diretamente para a Santa Casa de Jaú que é o hospital de referência e que detém as doses do soro por determinação do Ministério da Saúde e Secretaria Estadual de Saúde.
POPULAÇÃO PRECISA INFORMAR
Nos casos de aparecimento de escorpiões – mesmo quando não há ocorrência de picadas – a população deve entrar em contato com a o Setor de Controle de Vetores, por meio do telefone (14) 3604-4051 ou 3604-4054. A equipe da prefeitura faz um mapeamento e vai até os locais para realizar uma varredura e orientar as pessoas. Em casos específicos é aplicado um veneno para fazer um bloqueio contra o escorpião.