SAAE INICIA DEDETIZAÇÃO NA REDE DE ESGOTO DA CIDADE

SAAE INICIA DEDETIZAÇÃO NA REDE DE ESGOTO DA CIDADE

Produto químico utilizado é eficiente também contra escorpiões e ratos

O Serviço Autônomo de Água e Esgoto [SAAE] de Barra Bonita iniciou na segunda-feira, dia 4, mais uma operação de dedetização nos mais de 1.800 pontos de entrada para a rede de esgoto do município, incluindo também bueiros e poços de visita. A dedetização estava prevista para o final de maio, mas a falta de combustível gerada pela greve dos caminhoneiros prejudicou a entrega dos produtos químicos necessários à operação, que são fornecidos por uma empresa de Sumaré.
De acordo com Tiago Santos de Jesus, químico do SAAE, a operação deverá durar 30 dias e começar pelos bairros mais altos da cidade, como os Sonhos Nossos, e descer até o Centro. Em seguida, uma nova etapa é iniciada na Vila Habitacional e encerrada no Jardim das Orquídeas. “É preciso abrir cada bueiro, dosar a quantidade de veneno aplicado em cada ponto e garantir que a nebulização chegue em todos os encanamentos da rede”, diz o químico.
A população deve se preparar. “Os insetos notam a presença do veneno e procuram uma saída, o que pode ocasionar o aparecimento de baratas nas residências”, diz Tiago. “Por isso vedar bem todos os ralos de banheiro e todas as saídas de esgoto é uma prevenção importante”.
Embora o produto químico que será utilizado pelo SAAE tenha ficado em evidência recentemente – devido sua utilização no combate aos escorpiões –, já é um velho conhecido da autarquia e aplicado há bastante tempo. Ele é capaz de eliminar insetos que habitam a rede de esgoto, inclusive os escorpiões, que são os mais resistentes, mas elimina desde baratas e carrapatos até ratos. 
“O veneno se espalha até os ramais das residências. É bem eficiente”, afirma Tiago. “Os escorpiões geralmente ficam nos ramais das casas e nas caixas de gordura, dificilmente se concentram na rede do SAAE. Mas aqueles que estiverem na área de aplicação do veneno serão eliminados”. A aplicação garante proteção por até seis meses e a autarquia já possui contrato com a empresa de Sumaré para mais uma aplicação, que deverá ocorrer em meados de novembro.
O produto químico não é agressivo para seres humanos e o SAAE faz um controle fotográfico das quantidades de veneno utilizadas, seguindo as recomendações do fabricante, do Ministério da Saúde e da Vigilância Sanitária.
Em 2017, o Serviço Autônomo de Água e Esgoto promoveu duas dedetizações em toda a sua rede. A última ocorreu em dezembro.

 

Veja também: