PROGRAMA “SAÚDE BUCAL” NAS ESCOLAS MUNICIPAIS DE BARRA BONITA

A equipe odontológica da Secretaria de Saúde da Estância Turístico de Barra Bonita, Dra. Cynthia Cespedes, Coordenadora de Odontologia e Dra. Adriana Momesso Losi, dão continuidade ao programa de saúde bucal nas escolas municipais. O projeto, Saúde Bucal nas escolas existe desde 2017, mas durante a pandemia o projeto foi suspenso para garantir a segurança das crianças e dos profissionais.

O programa inclui um exame bucal anual para crianças cujos pais concordaram com isso. Além disso, uma palestra educativa sobre higiene bucal e outros comportamentos. As crianças recebem um Kit com escova de dente, pasta de dente e fio dental.

Os resultados dos exames são cadastrados em um sistema do Governo do Estado de São Paulo, sem a identificação da criança, preservando sua identidade. As informações são para uma avaliação geral da situação.

A Coordenadora de Odontologia do município, Cynthia Cespedes disse que nos casos individuais os pais são alertados que a criança precisa de tratamento. A prefeitura busca vagas especificas para as crianças que precisam de um tratamento urgente.