PROGRAMA “MULHERES DE PEITO” OFERECE MAMOGRAFIAS DE GRATUÍTAS PARA MORADORAS DE BARRA BONITA

A carreta do programa “Mulheres de Peito” estará em  Barra Bonita entre os dias 29 de janeiro a 17 de fevereiro. Neste período, as moradoras da cidade poderão recorrer ao serviço para realização de exames de mamografia. O atendimento é gratuito.

De acordo com a Secretaria Municipal de Saúde,  o atendimento é restrito às mulheres com, no mínimo, 35 anos de idade. Para participar, é preciso apresentar documentos. “Mulheres de 35 a 49 anos precisam de pedido médico, RG e cartão SUS. Acima de 50, somente RG e cartão SUS”, explica o Secretário de Saúde Dr. Jorge de Freitas .

Ainda segundo o Secretário, o atendimento será feito por meio distribuição de senhas e não é preciso agendar previamente. “Serão 50 atendimentos diários, de segunda a sexta-feira. Aos sábados, 25 atendimentos, por ordem de chegada. Às 9h acontece a entrega das senhas”.

Caso as 50 senhas diárias sejam distribuídas, quem chegar depois deverá procurar atendimento no dia seguinte. Já as pacientes que apresentarem alterações em seus exames serão encaminhadas pelo município para atendimento.

Dr. Jorge lembra, no entanto, que o diagnóstico precoce é fundamental. “O exame de mamografia é o exame mais importante para diagnosticar o câncer de mama. Quanto antes procurar para fazer o exame, mais rápido a gente consegue. As chances de cura aumentam”.

A unidade móvel estará estacionada na Praça do Teleférico. O atendimento será realizado de segunda a sexta-feira, das 9h às 17h, e aos sábados, das 9h às 12h.