A Prefeitura da Estância Turística de Barra Bonita, através da Secretaria Municipal de Saúde adquiriu um aparelho de Otoemissões Acústicas - Portátil, com Impressora Térmica que é utilizado para realização do TESTE DE ORELHINHA em bebês com idade a partir de 48 horas de vida, sendo ideal que o teste seja realizado com até 30 (trinta) dias de vida.
Esse exame é realizado para fins de detectar possíveis problemas auditivos nos recém-nascidos, sendo que em caso de suspeita de alguma anormalidade, o nenê será encaminhado para uma avaliação otológica e audiológica completa.
A realização desse exame é imprescindível tendo em vista que a audição é um dos sentidos mais importantes para o desenvolvimento completo da criança. O bebê já escuta desde bem pequeno, antes mesmo de nascer, por volta do quinto mês de gestação. Ele ouve a voz e os sons do corpo da mãe. É através da audição que se inicia o desenvolvimento da linguagem. Qualquer perda na capacidade auditiva, mesmo que pequena, impede a criança de receber adequadamente as informações sonoras essenciais para a fala.
“O ideal é que o teste ocorra ainda na maternidade, após o nascimento do bebê, mas, diante das dificuldades encontradas por muitos Hospitais que não possuem condições de manter um profissional da área de fonoaudiologia e nem de adquirir o aparelho, nosso Município, no intuito de assegurar o bem estar dos bebês e também de tranquilizar os pais em relação ao diagnóstico da saúde auditiva de seus filhos, realiza esse exame no Posto de Saúde da Vila Habitacional. O prefeito Zequinha Rici não mediu esforços para a aquisição desse equipamento que tantos benefícios traz às nossas crianças”, ressaltou o Secretário de Saúde de Barra Bonita, Cisso Ereno.