Luana Cunha Carvalho Beluca, uma dedicada, farmacêutica, agente de saúde da Secretaria de Saúde da Estância Turística de Barra Bonita, foi escolhida este ano para representar a região na Conferência Nacional de Saúde. O evento, que acontece a cada quatro anos, vem sendo palco de importantes discussões sobre a saúde pública brasileira desde 1986.
Beluca, após participar do processo desde o nível municipal, enfrentando as etapas regionais e estaduais, conseguiu chegar à conferência nacional. Ela deu voz à realidade e aos desafios da saúde local, contribuindo para a criação de um plano de saúde de quatro anos para o Ministério da Saúde e o governo.
A experiência não só permitiu a Luana conhecer outras realidades de saúde em todo o Brasil, mas também ampliou sua perspectiva sobre a saúde pública no país. A equidade na saúde, um dos temas principais debatidos durante a conferência, foi um dos assuntos que ela destacou como essenciais.
"Quando você se depara com outras realidades sociais, a gente abre o olhar para essas realidades e alguns conceitos que leva a enxergar de outra forma", disse Beluca. Ela salientou que, embora São Paulo seja privilegiado em termos de acesso à saúde, ainda há um longo caminho a percorrer para alcançar a igualdade na saúde.
Beluca retornou de Brasília com insights valiosos que sem dúvida enriquecerão sua prática diária na saúde pública de Barra Bonita, enfatizando a importância de trabalhar para alcançar a equidade na saúde e a necessidade de abordar a saúde com uma visão mais social.
"É uma experiência maravilhosa. São culturas muito diferentes quando a gente vê pessoas de todos os Estados. Trocar informações e experiências é muito interessante", finalizou Luana Cunha Carvalho Beluca.
Link do vídeo: CLIQUE AQUI