CAMPANHA DE COMBATE AO ESCORPIÃO SERÁ INTENSIFICADA

Verão é época mais propícia para o aparecimento dos aracnídeos.

Morador que encontrar escorpião em casa ou em ambiente de trabalho deve ligar para o Controle de Vetores. Em caso de picada, dar entrada no Pronto  Socorro

De hábitos noturnos e incrivelmente resistentes a inseticidas comuns, fome e sede, os escorpiões estão em plena época de reprodução e exigem cuidados por parte da população e da municipalidade. A partir desta semana, a prefeitura vai intensificar a campanha focada no combate aos escorpiões. Uma nova campanha de conscientização também está sendo preparada.

Qualquer pessoa que encontrar um escorpião em casa, no trabalho ou em outro tipo de ambiente que frequente deve entrar em contato com o Controle de Vetores de Barra Bonita pelos telefones (14) 3604-4051 e 3604-4054. Os agentes encarregados da campanha irão até o local indicado e orientarão os ocupantes a como rearranjar a residência para que não criem focos do aracnídeo.

Os escorpiões saem de noite e durante o dia costumam se abrigar em locais escuros, como amontoados de telhas, tijolos, madeiras, restos de construção, entulhos de lixo (que atraem baratas), fornos a lenha sem uso e até em cupinzeiros e frestas de piso, paredes e muros. São locais assim que serão avaliados pela equipe da prefeitura.

Uma vez identificado foco de escorpião, um inseticida especialmente desenvolvido para o combate desses animais será administrado no local, configurando um bloqueio químico. Além da vistoria, os agentes orientarão os moradores sobre como prevenir que escorpiões encontrem abrigos nas casas.

As residências em que forem encontrados escorpiões – mas que não possuem focos e nem ambientes que possam servir de abrigo – terão as residências e terrenos vizinhos averiguados seguindo o mesmo protocolo, inclusive com registro fotográfico.

A campanha de combate ao escorpião é contínua, assim como a da Dengue, mas é intensificada nesse período do ano que é a época de maior incidência de aparecimento do aracnídeo.

“O perigo é para todos e o combate também. Cada um deve cuidar da sua casa, mas não adiantará um ocupante cuidar do seu espaço e seu vizinho não”, explicou o Secretário Municipal de Saúde Nilson Ereno.

Vale lembrar que é importante manter a casa e os locais próximos a ela limpos. Evite lixo acumulado, entulhos de materiais inservíveis e vede soleira de portas, janelas e ralos, assim como frestas e buracos em muros e paredes. Mantenha grama e mato (no caso de terrenos e jardins) sempre bem aparados.

Inseticidas comuns, usados nas residências para combater baratas e mosquitos, não funcionam com escorpiões e podem até piorar a situação. Uma vez que o animal detecta o veneno comum, ele se desaloja, podendo causar algum acidente neste momento.

Quem encontrar escorpiões ou achar que sua residência ou local de trabalho merecem uma averiguação deve entrar em contato com o Controle de Vetores pelos telefones (14) 3604-4051 e 3604-4054.