BARRA BONITA IRÁ RECEBER O “PRÊMIO LUÍZA MATILDA” POR TRABALHOS REALIZADOS VISANDO A REDUÇÃO DA SÍFILIS CONGÊNITA

O trabalho realizado pela Prefeitura da Estância Turística de Barra Bonita, através da Secretaria Municipal de Saúde, tem obtido grandes resultados em várias áreas de atuação. Depois do sucesso alcançado nas Campanhas de Vacinação contra a Poliomielite onde o município alcançou 99,21% e Influenza com 96% de adesão, agora foi a vez de Barra Bonita ser contemplada com o “Prêmio Luiza Matilda”, que está em sua 4ª edição e que será entregue no próximo dia 5, na 7ª Semana Paulista de Mobilização Contra a Sífilis Congênita, que acontece no Centro de Convenções do Ibirapuera, localizado na Avenida Ibirapuera, 1215, em São Paulo – SP.

A premiação se refere às ações e trabalhos realizados para a eliminação da transmissão vertical da Sífilis Congênita.

Transmissão da Sífilis

A Transmissão Vertical da Sífilis Congênita é a forma de transmissão que ocorre da mãe para o filho durante a gestação, parto. A Sífilis Congênita é uma condição grave que pode causar má-formação do feto, aborto ou morte ao nascer.

O nome dessa premiação é uma homenagem à médica pediatra e sanitarista Luiza Harunari Matida. Falecida em 2014, ela foi uma das responsáveis pela elaboração das políticas e ações de controle da Sífilis no estado de São Paulo e trabalhou por 20 anos no Centro de Referência e Treinamento DST/AIDS-SP da Secretaria de Estado da Saúde.

“Trabalhamos em todas as frentes para garantir o melhor serviço visando o bem-estar da nossa população. Essa premiação vem coroar os esforços da nossa equipe da Saúde, que tanto batalha para melhorar a cada dia. É um trabalho incessante e contínuo e que não pode parar”, disse o Secretário Municipal de Saúde Cisso Ereno.