TROCA DA BOMBA NO POÇO 2004 NA “COHABINHA”

A bomba do poço que está localizado no bairro Núcleo Benedito F. Maia popularmente conhecido como Cohabinha, foi trocada nesta terça-feira, 16, depois de apresentar problemas. Esse poço abastece principalmente os bairros Benedito F. Maia, Cohabinha e Nova Barra.

O problema na bomba teve início no domingo, 14. Como o SAAE – Serviço Autônomo de Água e Esgoto de Barra Bonita, mantém bombas de reserva para eventuais trocas, logo teve início a substituição do equipamento. A bomba é retirada com a ajuda de um guindaste e substituída pela nova. Esse trabalho leva por volta de quatro dias quando não há imprevistos. Na tarde de hoje, 16, a nova bomba entrou em operação retomando a normalidade no abastecimento de água dos bairros.

Esse poço foi perfurado em 2004 há 17 anos em funcionamento, a bomba que queimou estava em operação há 2 anos e meio ligada 24 horas por dia. O SAAE vem investindo a mais de quatro anos na estrutura do abastecimento de água de Barra Bonita, mas não faz frente aos anos anteriores sem recursos e investimentos na área. Conclui o diretor da autarquia José Arlindo Reginato Dias, Bug.

O segundo poço construído com recursos próprios do SAAE no Sonho Nosso 5, com recursos da tarifa de água e esgoto está prestes a ser concluído, por volta de 30 dias deve estar em funcionamento. Com a produção de água desse poço irá contribuir justamente para resolver o problema desses bairros, Nova Barra e Cohabinha. Comentou o diretor Bug.

O diretor do SAAE informou que já está em andamento a licitação para perfurar um novo poço no Jardim Nova Barra. Em abril já deve ser instalado o canteiro de obras para a perfuração desse poço que vai atender diretamente o Jardim Nova Barra e os bairros adjacentes. Disse o diretor do SAAE.

Quanto à constante queima das bombas, Bug explicou que hoje o SAAE opera 12 poços com bombas submersas, poços profundos como esse de 2004, que produz  160 mil litros por hora, funcionando 24 horas por dia. Um equipamento como esse tem que ter sua devida manutenção periódica, mas como não podemos parar a produção de água ocorre esses problemas. Com os novos poços funcionando a troca dessa bomba seria realizada sem afetar o abastecimento de água nos bairros. Concluiu Bug.

“O SAAE não cria problemas, ele resolve problemas” ao longo desses 4 anos da administração do prefeito Zequinha, mesmo com todos os problemas que o SAAE enfrenta e a população também sofre, nós procuramos investir e melhorar a estrutura para que situações como essa de falta de água não aconteça mais. Finalizou o Bug.

Veja o vídeo completo no link abaixo: