Barra Bonita terá o DETECTA, sistema inteligente de monitoramento criminal. O prefeito José Luis Rici - Zequinha, reuniu-se nesta quarta-feira, (2) com Dr. Rodrigo Berbet Pereira, Delegado de Polícia do Município e com Capitão Amauri dos Santos Manzutti Júnior para formalizar a implantação do DETECTA no município. O projeto é uma parceria entre a Prefeitura e a Secretaria de Segurança Pública do Governo do Estado.
Detecta é um sistema que emite alarmes automáticos para ajudar no trabalho policial. Isso permite que PMs e policiais civis recebam informações de inteligência sem ser necessário operar o sistema a todo momento.
Por exemplo, um suspeito foge em um carro vermelho em que só se sabe parte do número da placa. Com apenas isso, o sistema pode ser configurado para localizar todos os veículos com aquele número parcial, da mesma cor, e apresentar essas localizações em um mapa.
Além disso, a viatura mais próxima será alertada dessa ocorrência. Essas localizações podem ser feitas por sensores de leitura de placas ou por câmeras que também têm essa capacidade.
Isso também pode ser realizado para o caso de um procurado pela polícia. Toda vez em que as características desse procurado forem inseridas em algum dos sistemas das polícias, um alerta será acionado e apresentará o histórico desse procurado.
As investigações ganham agilidade no acesso e no cruzamento de informações. Será possível, por exemplo, fazer buscas de um determinado nome e localizar em um mapa todas as ocorrências relacionadas a ele, seja na Polícia Militar, na Civil ou no Detran.
Outra possibilidade é que seja emitido um alerta sempre que for registrado um crime com as mesmas características de outro que já está sendo investigado, mesmo que seja em regiões ou cidades diferentes.
Um veículo que tenha passado nas proximidades de dois ou mais roubos com dias, ou semanas de diferença pode ser acompanhado pelo sistema. Isso pode acontecer mesmo que as vítimas não tenham reparado no veículo, mas os leitores de placa o tenham identificado no local.