NOVA OBRIGATORIEDADE PARA MEIS: ENTENDA AS MUDANÇAS NA EMISSÃO DA NOTA FISCAL ELETRÔNICA

NOVA OBRIGATORIEDADE PARA MEIS: ENTENDA AS MUDANÇAS NA EMISSÃO DA NOTA FISCAL ELETRÔNICA

A partir de hoje, 1º de setembro de 2023, a emissão da Nota Fiscal de Serviços Eletrônica (NFS-e) sofre uma mudança significativa para os Microempreendedores Individuais (MEIs) em todo o Brasil. Antes realizada por meio dos sites das prefeituras, agora essa tarefa deve ser cumprida exclusivamente pelo sistema nacional. A medida visa simplificar e unificar o processo em todo o país.

O QUE MUDA?

Até então, cada município tinha o seu próprio método para a emissão de NFS-e, resultando em milhares de modelos e legislações diferentes. A partir de agora, graças à Resolução 169/2022 do Comitê Gestor do Simples Nacional (CGSN), a Receita Federal e o Sebrae introduziram o modelo de NFS-e Nacional. Essa padronização tem como objetivo facilitar a vida do empreendedor e tornar a gestão fiscal mais eficiente.

QUEM É AFETADO?

Importante frisar que essa mudança é obrigatória apenas para MEIs. Para este grupo, a emissão de nota fiscal é uma exigência em transações com outras empresas. Por outro lado, quando os serviços ou vendas são feitos para pessoas físicas, a emissão ainda permanece opcional.

E OS SISTEMAS MUNICIPAIS?

Quem já possui cadastro nos sistemas municipais ainda poderá acessá-los, mas somente para consulta, cancelamento e emissão de notas antigas, emitidas antes de setembro de 2023. A partir de hoje, a emissão de novas notas deve ser feita exclusivamente pelo sistema nacional.

COMO SE CADASTRAR?

O cadastro para a emissão de NFS-e pelo novo sistema é simples. Ao acessar o site, CLIQUE AQUI o empreendedor deve fornecer informações como CNPJ, CPF do responsável, data de nascimento e título de eleitor. Após o preenchimento dos dados, um código de validação é enviado por e-mail. Com a validação feita, o usuário já pode emitir suas notas pelo sistema.

COMO EMITIR A NOVA NFS-E?

A NFS-e Nacional pode ser emitida tanto pelo site quanto pelo aplicativo NFS-e Mobile, disponível para Android e iOS. O sistema oferece dois modos: simplificado e completo. Na versão simplificada, o MEI informa CPF ou CNPJ do cliente, o serviço prestado e o valor, e então clica em "emitir NFS-e".

Em caso de dúvidas, acesse o link abaixo e assista os vídeos:

CLIQUE AQUI 

Cartilha de orientações SEBRAE:

CLIQUE AQUI 

Em caso de dúvidas sobre o uso do novo sistema, falar com SEBRAE, através do número 0800 570 0800 ou dirigir-se ao SEBRAE do seu Município se tiver.

 

Veja também: