GENI GUIMARÃES - MOMENTO LITERÁRIO NA ESCOLA ALZIRA GÜTHER - Educação - Prefeitura de Barra Bonita

GENI GUIMARÃES - MOMENTO LITERÁRIO NA ESCOLA ALZIRA GÜTHER
Notícias > Educação
18/08/2021
GENI GUIMARÃES - MOMENTO LITERÁRIO NA ESCOLA ALZIRA GÜTHER

Os alunos da Escola Municipal, Professora Alzira Krüger Güther, nesta terça-feira, (17) receberam a escritora Geni Guimarães para uma palestra exclusiva. Foi um bate-papo inspirador quando a escritora falou de suas experiências e de seus livros.

Aos 74 anos, Geni Mariano Guimarães é um dos maiores nomes da Literatura afro-brasileira e a sétima homenageada da Olimpíada de Português. Professora, poeta e ficcionista, ela teve sua infância marcada pela literatura. “Eu comecei a escrever desde sempre, publicando nos jornais da minha cidade, meus textos, assim a minha infância foi marcada pela literatura”, relembra a escritora.

O primeiro livro, Terceiro filho, foi lançado em 1979. Na década de 1980, aproximou-se do Movimento negro e suas obras também discutiram a cultura afro-brasileira. No total são 11 obras. A Obra Cor da Ternura, publicada em 1989, teve sua publicação traduzida para o Inglês, em 2013, pela Africa World Press.

Realizada pelo Itaú Social em parceria com o Ministério da Educação (MEC) e sob a coordenação técnica do CENPEC (Centro de Estudos e Pesquisas em Educação, Cultura e Ação Comunitária), a Olimpíada de Língua Portuguesa é realizada desde 2008 e busca contribuir para a melhoria do ensino e aprendizagem da leitura e escrita nas escolas públicas.

A homenagem aos escritores iniciou em 2019, na 6° edição das Olímpiadas, portanto, Geni é a segunda homenageada. A primeira foi a Conceição Evaristo . O processo de escolha das homenageadas considera a diversidade de gênero e de raça. Além de ser a sétima homenageada da Olimpíada de Português, Geni acumula prêmios como o Prêmio Adolfo Aizen e a Balada literária.