BARRA CONQUISTA FACULDADE PÚBLICA À DISTÂNCIA LIGADA A USP, UNESP E UNICAMP

Univesp já está recebendo inscrições para o vestibular. Engenharia da Computação, Pedagogia e Tecnólogo em Gestão Pública são os cursos da unidade Barra Bonita

Barra Bonita receberá uma unidade da Univesp – Universidade Virtual do Estado de São Paulo – e contará com três cursos de educação à distância (EAD) em 2018. Os cursos disponíveis gratuitamente na cidade são: Engenharia da Computação, Pedagogia e Tecnólogo em Gestão Pública.
Cada um dos cursos terá 50 vagas e as aulas serão semipresenciais. Os alunos estudam a maior parte do tempo em um ambiente virtual de aprendizagem, mas deverão comparecer aos encontros presenciais nos polos de apoio para fazer provas e desenvolver determinados trabalhos. Em Barra Bonita, a Univesp será instalada no prédio da antiga escola Alzira Kruger Güther, na Cohab.
A Univesp é uma faculdade de educação à distância que se beneficia do corpo docente e dos cursos já oferecidos por quatro renomadas universidades públicas do Estado de São Paulo: USP, Unesp, Unicamp e Fatec, garantindo uma formação de qualidade e uma graduação reconhecida.
O curso de Engenharia da Computação é bacharelado e tem duração prevista de 5 anos. Já Pedagogia é licenciatura com 4 anos de estudo. Mais curto, o tecnólogo em Gestão Pública durará 3 anos. As inscrições para o vestibular 2018 vão até o dia 5 de janeiro pelo sitewww.vunesp.com.br/UVSP1703 e as provas serão realizadas no dia 21 de janeiro de 2018. Quem não possuir acesso à internet, pode se inscrever gratuitamente do Acessa SP (rua 14 de Dezembro nº 1.193).
A taxa de inscrição é R$ 47,88, mas a Vunesp concede desconto de 50% para vestibulandos que estejam cursando o Ensino Médio, matriculados em escolas de EJA, em curso superior de graduação ou pós-graduação ou que tenham renda mensal inferior a 2 salários mínimos ou estejam desempregados. Todas as informações sobre o vestibular e suas regras constam no referido site de inscrição.
A conquista do polo da Univesp foi um esforço conjunto entre o prefeito José Luis Rici (Zequinha), o vice-governador Márcio França, do coordenador político Paulo Matheus da Silva (o ZP, da bancada do PSB no Congresso e membro da executiva estadual do partido) e da Secretaria de Educação de Barra Bonita. “Foi uma luta de todos nós, envolvendo editais e manifestação de interesse do município”, diz Gustavo Marçon, secretário municipal de Educação.
Os cursos oferecidos em Barra Bonita foram determinados pela própria universidade. “Eles levam em conta o tamanho do município e os polos já existentes em cidades vizinhas”, diz Marçon, que destaca a importância de cada curso. “Dentro do ramo da tecnologia, a Engenharia da Computação fica cada vez mais em alta e o bacharel nessa área tem um campo de trabalho muito vasto. O tecnólogo em Gestão Pública tem conhecimentos que valem não só para uma administração pública, mas também para a privada, o que agrega muito valor ao gestor em si. E Pedagogia não é apenas para quem é professor, mas necessário também para ser um gestor, diretor ou coordenador pedagógico. Há uma gama bem grande de trabalho para este profissional também.”
Para Marçon, a universidade virtual é mais uma oportunidade para jovens e profissionais buscando melhor formação acadêmica e melhor colocação no mercado de trabalho. “A Univesp é uma universidade pública à distância que chega com a chancela das outras três grandes universidades púbicos do Estado e da Fatec também”, diz o secretário.
O Estado viabiliza todos os cursos e todo o conteúdo, inclusive custeia o tutor que ficará responsável pela administração da unidade em Barra Bonita. A contrapartida do município será manter o polo em funcionamento e um investimento de vulto na compra de novos computadores e adaptação do prédio para atender a todos as normas técnicas e de acessibilidade requeridas.
“A intenção da prefeitura é fazer da unidade de Barra Bonita um polo modelo”, diz o prefeito Zequinha. “Todo o investimento será feito pensando na geração de empregos e renda, principalmente de pessoas que não têm condições de cursar uma faculdade privada.”
As aulas são todas online e cada aluno aprovado no vestibular poderá assisti-las de casa, comparecendo ao polo apenas em datas específicas. No entanto, o polo fica aberto 40 horas por semana e qualquer aluno que não tiver computador ou acesso à internet disponível poderá usufruir da estrutura da prefeitura.