Na quarta-feira (12) teve início as ações programadas pela Prefeitura da Estância Turística de Barra Bonita para relembrar a Revolução Constitucionalista de 1932.
O Teatro Municipal Professora Zita de Marchi foi palco de uma palestra proferida pelo professor de História e presidente do Núcleo João Ribeiro de Barros, da Sociedade Veteranos de 32-MMDC, Marcus Carmo.
Proferida de uma maneira bem didática, a palestra prendeu a atenção dos alunos das escolas municipais que lotaram as dependências do teatro.
Marcus Carmo destacou a participação da região na luta contra a ditadura de Getúlio Vargas e a importância desse movimento para a história do Brasil.
“Diferente dos que muitos acreditam São Paulo não queria se separar do Brasil.Não era um movimento elitista desse Estado. Muito pelo contrário, a grande participação foi popular”, explicou Marcus Carmo.
As ações para relembrar a Revolução de 1932 continuam. De 13 de junho ao dia 19 de junho, no Paço Municipal, acontece uma exposição de um acervo histórico, um dos mais completos do Estado, composto de capacetes de aço, fardas, peças de fardamento, equipamentos militares, broches e outros materiais de ordem cívica em homenagem ao “MMDC”, quatro estudantes paulistas que deram suas vidas para defender a Constituição e os valores democráticos contra a ditadura de Getúlio Vargas.
E no dia 9 de julho, a Prefeitura da Estância Turística de Barra Bonita, realiza o tradicional Ato Cívico em homenagem ao aniversário da Revolução Constitucionalista. O evento acontecerá a partir das 8 horas, na Praça Nhonhô Salles (Praça da Prefeitura), em frente ao monumento em homenagem aos combatentes barra-bonitenses.