Programa “VOCÊ POR DENTRO DA SECRETARIA DE SAÚDE”. - Assistência Social - Prefeitura de Barra Bonita


Programa “VOCÊ POR DENTRO DA SECRETARIA DE SAÚDE”.

Notícias > Assistência Social

18/06/2019
Programa “VOCÊ POR DENTRO DA SECRETARIA DE SAÚDE”.
Compartilhar

Você conhece o CAPS I - Centro de Atenção Psicossocial?!
Mas, afinal, o que é o CAPS?

>>>O CAPS - Centro de Atenção Psicossocial é uma unidade especializada em saúde mental para tratamento e reinserção social de pessoas com transtorno mental grave e persistente. O Centro oferece um atendimento interdisciplinar, composto por uma equipe multiprofissional que reúne Médicos, Terapeuta Ocupacional, Assistentes Sociais, Psicólogos, Psiquiatras, entre outros especialistas.

É importante destacar que pessoas com transtornos mentais possuem direitos, conforme o estabelecido pelo Ministério da Saúde. Os pacientes com problemas psiquiátricos, em alguns momentos, estão sujeitos a crises e o CAPS é o lugar indicado para seu acolhimento, pois o vínculo que o paciente estabelece com a equipe é muito importante neste momento.

Entre os problemas tratados no CAPS estão o alcoolismo, drogas, depressão, transtornos ansioso e bipolar, esquizofrenia, entre outros transtornos mentais. O paciente não fica internado, ele continua no convívio da sociedade e a família também participa de atividades no CAPS.

É importante entender que as doenças mentais:

  • Não são fruto da imaginação;
  • A pessoa não escolhe ter;
  • Algumas doenças mentais têm cura, outras possuem tratamentos específicos;
  • Pessoas com problemas mentais são tão inteligentes quanto as que não têm;
  • Pessoas com problemas mentais não são preguiçosas;

Estes mitos, aliados à discriminação, aumentam os sintomas do problema e, em muitas ocasiões, podem levar até ao suicídio. Mesmo nos casos mais graves, é possível controlar e reduzir os sintomas por meio de medidas de reabilitação e tratamentos específicos. A recuperação é mais efetiva e rápida quanto mais precocemente o tratamento for iniciado.

FAÇA SUA PARTE. NÃO DISSEMINE FALSOS CONCEITOS! Não questione, não ache que é frescura e que é simplesmente força de vontade para superar. Não estigmatize. Apoie. Dê amor, atenção e compreensão. Ajude a reabilitar, incentivando acompanhamento profissional adequado. Ajuda a integrar ou reintegrar a pessoa.

DEIXE O PRECONCEITO E A VEGONHA DE LADO! Afinal todos nós somos vulneráveis a problemas como dependência ou transtornos mentais e o CAPS existe para ajudar nesses casos.

O que você deve fazer para ter acesso ou saber mais sobre o Serviço?
Procure pelo CAPS que está localizado na Avenida da Saudade nº 196 ou através do telefone (14) 3641-4163.


Veja também:


Endereço

Pça. Nhonhô de Salles, 1130
Centro - Barra Bonita - SP
CEP: 17340-029


Contatos

contato@barrabonita.sp.gov.br
Fone: (14) 3604-4000