A Casa da Criança de Barra Bonita – Seção Andorinha inaugurou oficialmente na manhã desta terça-feira (14/03) um novo espaço para o atendimento de seus alunos. Trata-se da “Sala de Autismo”, viabilizada com o aporte financeiro da Prefeitura da Estância Turística de Barra Bonita.
De acordo com a diretora da Andorinha, Maria Sandra Fernandes Arroyos, existe há anos uma demanda para o atendimento alunos autistas na faixa etária de 3 a 10 anos. “Levamos essa necessidade ao conhecimento do prefeito José Luis Rici e ele muito sensível nos atendeu prontamente, o que nos deixou muito feliz”, explicou a diretora.
“Fico extremamente satisfeito com mais este avanço no atendimento aos alunos da Andorinha, que é fruto da dedicação de todos os envolvidos com a entidade. Com planejamento e compromisso com a sociedade é possível realizar ainda muito mais”, comentou o prefeito Zequinha Rici.
Atualmente a entidade atende 15 alunos autistas. O trabalho é desenvolvido com monitores e professores que desenvolvem um trabalho específico através de um método de comunicação alternativa nos indivíduos que não conseguem falar, mas apontam para figuras como forma de conversação.
A forma de comunicação substitui a verbal com as figuras sendo apontadas pelas pessoas. O material são cartões com figuras que representam objetos e situações que a criança utiliza para expressar aquilo que deseja, conforme explicou a assistente social da entidade, Maria Aparecida Ereno Risso.
Casa da Andorinha
A Andorinha foi inaugurada, no dia 27 de outubro de 1973. A criação e instalação da Andorinha, setor de crianças especiais da "Casa da Criança" - foi um marco histórico na promoção e assistência social de Barra Bonita, abrindo caminhos, criando caminhos condições e integrando seus assistidos na família e na comunidade.
Atualmente a entidade atende 155 alunos.
Serviço
Casa da Andorinha
Rua Luiz Reginato, nº 262
Telefone: (14) 36410390