AMANHÃ É O DIA DE ENFRENTAR O ABUSO E EXPLORAÇÃO SEXUAL DE CRIANÇAS E ADOLESCENTES

AMANHÃ É O DIA DE ENFRENTAR O ABUSO E EXPLORAÇÃO SEXUAL DE CRIANÇAS E ADOLESCENTES

A prefeitura de Barra Bonita, por meio da Secretaria Municipal de Desenvolvimento Social, participa da campanha de mobilização para o Dia Nacional de Enfrentamento ao Abuso e à Exploração Sexual de Crianças e Adolescentes que ocorre amanhã, dia 18 de maio.
O objetivo é convocar a sociedade para assumir a responsabilidade de prevenir e enfrentar o problema da violência sexual praticada contra crianças e adolescentes.
A violência sexual contra crianças e adolescentes é uma das mais graves violações de direitos humanos. É um problema que está presente no dia a dia, mas que pode ser prevenido e enfrentado por meio da informação e conscientização de todos. 
O dia 18 de Maio é reconhecido nacionalmente como uma data para lembrar a cada um de nós que todos somos responsáveis pela proteção de nossas crianças e adolescentes. 
Caso você suspeite ou presencie algum fato que coloque uma criança e adolescente em situação de risco, disque 100 para denunciar. A ligação é gratuita e anônima, ou procure o Conselho Tutelar de Barra Bonita [14] 3641-2478 ou [14] 99873-9929.

18 DE MAIO
A data foi escolhida como dia de mobilização contra a violência sexual porque em 18 de maio de 1973, na cidade de Vitória (ES), um crime bárbaro chocou todo o país e ficou conhecido como o “Caso Araceli”. Esse era o nome de uma menina de apenas oito anos de idade, que teve todos os seus direitos humanos violados, foi raptada, estuprada e morta por jovens de classe média alta daquela cidade. A proposta do “18 de Maio" é destacar a data para mobilizar, sensibilizar, informar e convocar toda a sociedade a participar da luta em defesa dos direitos sexuais de crianças e adolescentes. É preciso garantir a toda criança e adolescente o direito ao desenvolvimento de sua sexualidade de forma segura e protegida, livres do abuso e da exploração sexual.
Desde 2009, a campanha utiliza como símbolo uma flor, como uma lembrança dos desenhos da primeira infância, além de associar a fragilidade de uma flor com a de uma criança. O desenho também tem como objetivo proporcionar maior proximidade e identificação junto à sociedade, proximidade e identificação com a causa.

Veja também: