PROMOÇÃO SOCIAL - CASA DA CRIANÇA DE BARRA BONITA

FUNDADA EM 25 DE MARÇO 1965
DECLARADA DE UTILIDADE PÚBLlCA - LEI Nº 467 DE 27/12/1965
INAUGURAÇÃO DO PRÉDIO PRÓPRIO - 1º DE JANEIRO DE 1968

Com o pensamento voltado para a infância desassistida e carente, dona Maria Aparecida Carvalho Vieira Antonangelo - da. Apparecidinha - esposa do prefeito dr. Clodoaldo Antonangelo, lidera um grupo de senhoras para o início de uma obra pioneira em nossa cidade: a assistência social no seu sentido mais abrangente, isto é, a partir da criança recém-nascida principalmente aquelas cujas famílias não dispõem dos recursos essenciais para sua manutenção e sobrevivência.
Dessa preocupação "nasce" a Casa da Criança, de Barra Bonita, cuja finalidade é atender à infância desamparada, fornecendo alimentação, vestuário, assistência médica-hospitalar e instrução escolar.
Um empreendimento de tamanho vulto sensibilizou o coração generoso do sr. Mário de Campos Costa. Ele, que já havia doado o terreno para a Igreja de Santo Antonio, faz também no dia 8 de maio de 1965, a doação da área destinada à futura construção da "Casa da Criança".
Esse gesto de grande solidariedade humana entusiasma dona Apparecidinha e suas colegas de diretoria, senhoras: Roza Martinelli Lopes, Maria Conceição Costa Leite, Rosina Ottoboni Torcia, Dalva Gonçalves Franco da Silva, Zita De Marchi, Sofia de Souza Gomes Arradi e Marly Victorino de França Mucare e juntas, intensificam os trabalhos e os planos para construção do prédio, condição primordial para atingir os objetivos da entidade.
A diretoria tem pressa! Todos os setores da comunidade são convocados a participar desse projeto. Assim, unindo forças e irmanando todo o povo em torno das campanhas e eventos em prol da Casa da Criança os resultados vão surgindo. O concurso de Miss Barra Bonita, entusiasmou, mobilizou a população, com excelente desempenho das candidatas, sendo vencedora Ana Maria Miotto.
A pedra fundamental foi lançada em 3 de setembro de 1965.
O dinamismo de da. Apparecidinha e companheiras, o apoio da prefeitura e a participação efetiva dos barra-bonitenses, foram decisivos para superar os obstáculos e as dificuldades financeiras, e no dia 1º de janeiro de 1968, o prédio próprio era inaugurado, não apenas como construção civil, mas com todos os equipamentos: mobiliário, salas de aulas, enfermarias, berçário, o setor administrativo, refeitório, cozinha, almoxarifado e sanitários, tudo enfim para prestar o imediato atendimento às crianças carentes.
Uma verdadeira lição de competência! Em menos de três anos de fundação, uma entidade assistencial passa a funcionar em sou prédio próprio.
À Diretoria fundadora foi prestada homenagem de gratidão com o descerramento da placa à entrada do prédio, que se situa a rua Aurélio Saffi, nº 167, esquina com a Praça Luiz laia, na Vila Nova.

3/9/1965 - Pedra fundamental da Casa da Criança.
A presidente Dona Maria Apparecida Carvalho Vieira
Antonangelo, ao lado do esposo, o prefeito Dr. Clodoaldo Antonangelo, e demais membros da diretoria no ato do lançamento da Pedra Fundamental.

1/1/1968 - A festa popular na inauguração do prédio e instalações da casa da criança de Barra Bonita, à praça Luiz Iaia