OS PRÉDIOS DA BIBLIOTECA E CÂMARA MUNICIPAL, BIBLIOTECA MUNICIPAL DR. ORLANDO LOPES, CÂMARA MUNICIPAL VEREADOR MIGUEL TÓRCIA

OS PRÉDIOS DA BIBLIOTECA E CÂMARA MUNICIPAL
INAUGURADOS EM 26 DE JANEIRO DE 1985

Dando continuidade à implantação do projeto do Centro Cultural de Barra Bonita (iniciado com a construção do Teatro Municipal pela administração Kyelce - Baldo em 1982), o prefeito dr. Wady Mucare incluiu em seu governo as obras que deram "casa própria", à Biblioteca e à Câmara Municipal de Barra Bonita.
Integrados em um único bloco, projetados com forma circular, com dois pavimentos e mezanino construídos em concreto aparente, e "paredes envidraçadas", os prédios da Biblioteca, com frente para a rua Sebastião Franco de Arruda, e o da Câmara, com entrada principal pela rua João Gerin, destacam-se na paisagem urbana de nossa cidade pelo arrojado estilo e modernidade de sua arquitetura.
As inaugurações de ambos os prédios ocorreram em solenidades conjuntas, cujos detalhes são relatados a seguir:

BIBLIOTECA MUNICIPAL DR. ORLANDO LOPES
A denominação oficializada pela Lei nº 1206 de 16 de janeiro de 1985, foi o reconhecimento público e a merecida homenagem prestada pelo nosso Executivo e Legislativo, ao ilustre barra-bonitense, membro de famílias pioneiras (Otero e Lopes), dedicado médico e Diretor do Centro de Saúde local durante muitos anos; esportista, líder político, homem público que, exercendo os cargos de vereador, presidente da câmara e prefeito municipal (1952/1955) e participando ativamente dos demais setores da comunidade conquistou, pela sua atuação digna e competente, o respeito e a gratidão de todos os seus conterrâneos e munícipes.
O Dr. Orlando Lopes faleceu aos 2 de novembro de 1984, com 65 anos de idade e está sepultado no cemitério local.
A inauguração das novas e modernas instalações da nossa única Bibiioteca Pública, foi precedida de uma grande festa popular, destacando-se as presenças de autoridades, convidados, estudantes, familiares do saudoso homenageado, que com grande emoção, acompanharam o descerramento da placa inaugural efetuado por sua esposa dona Rosa Martinelli Lopes, e cujos dizeres eram os seguintes:
Biblioteca Municipal Dr. Orlando Lopes
Vereador e Prefeito Municipal

Que a juventude estudiosa de Barra Bonita
encontre nesta casa o incentivo para as grandes
conquistas no mundo dos homens e de Deus".

Prédio da Biblioteca Municipal Dr. Orlando Lopez
Rua Sebastião Franco de Arruda, 35
No mesmo edifício a Câmara Municipal. com frente
para a rua João Gerin, 212

Biblioteca - Placa e Mensagem

"BIBLIOTECA MUNICIPAL DR. ORLANDO LOPES"
VEREADOR E PREFEITO MUNICIPAL

"Que a juventude estudiosa de Barra Bonita encontre nesta casa o incentivo para as grandes conquistas no mundo dos homens e de Deus".
WADY MUCARE, BARRA BONITA 26 DE JANEIRO DE 1965
Nota: A Biblioteca Municipal dr. Orlando Lopes, iniciou atividades em 1966, com 782 livros e contava, na data da inauguração de seu prédio próprio com 14.006 volumes catalogados em seu acervo. (Dados fornecidos pela funcionária responsável, profª Cecília Grana).

"CÂMARA MUNICIPAL VEREADOR MIGUEL TORCIA"
Homenagem ao homem público que honrou as tradições de sua terra e de sua gente.
Barra Bonita, 26 de janeiro de 1985

Estas as palavras enaltecedoras contidas, na placa inauguratória da sede própria da nossa edilidade, cujo descerramento foi efetuado, sob uma calorosa salva de palmas dos presentes, por dona Rosina Ottoboni Torcia, esposa do saudoso homenageado, declarando "abertas as portas" daquela casa de leis, cujos arquivos guardam as inúmeras iniciativas e manifestações de um dos mais destacados vereadores que integraram o legislatvo local, quer como membro ou presidente, cargo que exerceu por diversos períodos, notabilizando-se como hábil conciliador junto aos edis, nos projetos e indicações em prol de Barra Bonita. Exerceu também o cargo de prefeito (nomeado) no período de 16/6/46 a 29/1/47.
Homenageando os vereadores da legislatura 1983/1988 foi fixado na sala de recepção da nova casa um quadro fotográfico com todos os seus componentes, ao lado da placa alusiva ao acontecimento, na qual se lia:

CÂMARA MUNICIPAL VEREADOR MIGUEL TÓRCIA
Esta é a casa do povo barra-bonitense
Wady Mucare
Inaugurada em 26 de janeiro de 1985