O PRIMEIRO GINÁSIO ESTADUAL - A "ENGE" E O "CENE"
HOJE "E.E.P.G. LAURINDO BATTAIOLA"
CRIADO EM 13 DE JANEIRO DE 1954 - LEI Nº 2.545
A primeira iniciativa oficial para a criação de um ginásio do Estado em nossa cidade foi em 13 de fevereiro de 1950 com a apresentação, na Assembléia Legislativa, do Projeto de Lei nº 133 de autoria do Deputado Eloy Lopes Ferraz (filho de Hyppolito Lopes), criando o Ginásio Estadual em Barra Bonita, projeto esse que foi vetado pelo Governador Lucas Nogueira Garcez, em 25 de janeiro de 1951. A decepção dos barra-bonitenses não podia ser maior!
A maioria dos alunos da escola pública local que eram diplomados no quarto ano do Grupo Escolar não podia prosseguir seus estudos, (hoje 5ª a 8ª integrado), porque nossa cidade não dispunha de um Ginásio gratuito. Os meios de locomoção para outras cidades: Jaú, São Manoel, Botucatu, representavam despesas e riscos. Assim, os jovens de melhores condições estudavam em regime de internato e a pagamento. Os que não dispunham de recursos, iam aprender ofício. Por isso o assunto "Ginásio" dominava todas as rodas políticas.
Tamanha era a vontade popular para a criação de um Ginásio que, em 1953, o então Prefeito Municipal Dr. Orlando Lopes enviou, e obteve aprovação da Câmara Municipal, um Projeto de Lei criando o curso de Ginásio, a nível Municipal, em Barra Bonita. A Lei recebeu o número 119.
Mas, finalmente, o empenho dos nossos representantes na Assembléia Legislativa, veio de encontro às aspirações das autoridades e das famílias barra-bonitenses. Em 13 de janeiro de 1954, o mesmo Governador Lucas Nogueira Garcez promulga a Lei nº 2.545 criando o Ginásio Estadual de Barra Bonita. Dessa vez o projeto de Lei nº 83/53 de 8 de abril de 1953, teve como autor o Deputado Joaquim Paes de Barros Netto que representava nosso município na Assembléia.
Quando a notícia chegou, a cidade comemorou com grande queima de fogos e alegria geral! Depois, o corre-corre para instalar o Ginásio e iniciar o seu funcionamento já no ano letivo de 1954, o que ocorreu graças à decisiva colaboração do nosso Prefeito Dr. Orlando Lopes que não titubeou em ceder o prédio da Prefeitura, à Rua Winifrida (o primeiro Grupo Escolar - demolido - e hoje Banco do Brasil) transferindo as instalações do Executivo e Legislativo Municipal para à Rua Salvador de Toledo, antiga residência do senhor Jorge Fraga (atualmente do Sr. Lino De Marchi) a fim de atingir aquele objetivo.
Talvez muitos não saibam mas, naquele tempo, para "entrar" no Ginásio era necessário ter o diploma de conclusão do curso primário (1º ao 4º ano) e "passar", ou melhor, ser aprovado no Exame de Admissão, verdadeira "prova de fogo" para os alunos! Quem ingressava e freqüentava o Ginásio podia se considerar um privilegiado, pois o "teste de seleção" não era nada fácil!
Para possibilitar a construção do prédio próprio do Ginásio, foi doada (Lei nº 186 de 29/01/1957), gestão do Prefeito Hermínio de Lima, uma área de terras situada na Vila Jardim Vista Alegre. As obras de construção foram realizadas pelo IPESP e concluídas no ano de 1958.
De acordo com as informações do Sr. Sylvio Gigliotti, antigo funcionário daquela casa de ensino, o Ginásio simplesmente "mudou-se" para o novo prédio à Rua 14 de Dezembro, 176, em 22 de setembro de 1958, sem qualquer solenidade ou festa de inauguração!
A PRIMEIRA ESCOLA NORMAL "ENGE"
CRIADA EM 12 DE SETEMBRO DE 1960 - LEI Nº 5.875
INSTALADA EM 20 DE ABRIL DE 1964
A Escola Normal (curso do Magistério como é chamado atualmente), mais um grande sonho dos estudantes barra-bonitenses, foi criada com a aprovação do Projeto de autoria do Deputado Dr. Geraldo Pereira de Barros, outro destacado líder das causas de Barra Bonita na Assembléia Legislativa do Estado.
Entretanto, a sua instalação não se concretizou como era esperada. O Prefeito Vicente Antonio Zenaro Manin muito se empenhou junto ao Governo do Estado para que a Escola Normal iniciasse seu funcionamento, mas não conseguiu ver realizado seu intento dentro do período de seu mandato administrativo (1960-1963).
A instalação da Escola Normal só foi autorizada em 20 de abril de 1964, a primeira batalha vitoriosa do recém-empossado Prefeito Dr. Clodoaldo Antonangelo, data em que o estabelecimento passou a denominar-se "Escola Normal e Ginásio Estadual de Barra Bonita" - "ENGE" - funcionando no mesmo prédio.
Em 1º de julho de 1965 foi autorizada a instalação do Curso Primário Anexo à Escola Normal, a qual ocorreu a 2 de agosto de 1965.
A nossa primeira Escola Normal funcionou até o ano de 1975 quando foi extinto o curso do Magistério, que só voltou a funcionar na "E.E.P.S.G. Dr. Geraldo Pereira de Barros" (Verdão) a partir de 1982.
CURSO COLEGIAL
ANTIGOS: CLÁSSICO E CIENTÍFICO
CRIADO EM 1º DE JULHO DE 1965 - LEI Nº 8.821
INSTALADO NO ANO LETIVO DE 1966
Buscando ampliar oportunidade aos estudantes locais que desejassem tentar o ingresso nas faculdades, foram criados os Cursos: Clássico e Científico - hoje Curso Colegial - pela iniciativa do Prefeito Dr. Clodoaldo Antonangelo e esforços do Deputado e nosso conterrâneo Dr. Waldemar Lopes Ferraz, autor do Projeto aprovado pela Assembléia Legislativa do Estado em 1º de julho de 1965, convertido em Lei de nº 8.821. A instalação do curso ocorreu em 1966, anexo à "ENGE".
O Cene
Por força de normas regimentais constantes do Decreto nº 43.731, Artigo 3º, em 15 de dezembro de 1966, a antiga "ENGE" passou a denominar-se: "COLÉGIO E ESCOLA NORMAL ESTADUAL DE BARRA BONITA".
A "E.E.P.G. LAURINDO BATTAIOLA"
Passando por sucessivas reestruturações que alteraram seus cursos e denominações, o primeiro Ginásio Estadual de Barra Bonita, mais tarde "ENGE", depois "CENE", é desde 27 de setembro de 1979, a "ESCOLA ESTADUAL DE PRIMEIRO GRAU LAURINDO BATTAIOLA", denominação oficializada pela Lei nº 2.117, cujo projeto de autoria do Deputado Luiz Carlos Santos, homenageou um filho de Barra Bonita, membro de família pioneira de nosso município o qual, como Contador e Secretário da Prefeitura, por diversas vezes assumiu o cargo de Prefeito, desempenhando suas atribuições com o zelo e a responsabilidade inerentes ao cargo, qualidades essas que ao lado do seu grande amor à família e a cidade em que nasceu, justificaram plenamente, a perpetuação de seu nome, para o respeito da comunidade e das gerações futuras, como patrono do primeiro Ginásio hoje "E.E.P.G. Laurindo Battaiola".
Prédio do 1º Ginásio Estadual, hoje EEPG Laurindo Battaiola