A REURBANIZAÇÃO DA AVENIDA PEDRO OMETTO
"UM GRANDE NOME, UMA GRANDE AVENIDA E O MAIOR CONJUNTO DE OBRAS
PROJETADO NA HISTÓRIA DE BARRA BONITA"
Esta foi a manchete do Jornal da Barra, edição nº 143 de 1º de agosto de 1970, para anunciar aquela que, talvez, tenha sido a maior e mais importante obra da Administração Dr. Wady Mucare -
Luiz Saffi, não só pela elevada soma de investimentos que exigiu, para a canalização das águas pluviais de toda Vila Habitacional e adjacências; pelo asfaltamento e iluminação em toda a sua extensão; pela segurança do tráfego e, de modo especial, por se tratar da entrada da cidade que conduz ao Centro Turístico à margem do Tietê, da qual é parte integrante.
Num breve relato sobre o histórico da "Pedro Ometto", lembramos que o projeto de "abertura de uma avenida marginal ao Rio Tietê", a fim de dar livre trânsito aos caminhões transportadores de cana para a Usina da Barra e retirar das ruas centrais o tráfego pesado, foi de autoria do vereador Luiz Saffi, em 15 de abril de 1959.
A denominação "AVENIDA PEDRO OMETTO", homenageando o pioneiro da indústria açucareira em nosso município e doador da área necessária à sua abertura, foi iniciativa dos vereadores Hermínio de Lima e outros, aprovada como Lei nº 293 de 24 de dezembro de 1960, pelo prefeito Vicente Zenaro Manin, que a 4 de março do mesmo ano, havia sancionado a Lei de nº 248 concedendo a Pedro Ometto, o título de "Cidadão Benemérito de Barra Bonita".
A inauguração, com as pistas asfaltadas e iluminadas no trecho entre a Ponte Campos Salles e a Caixa D'água (atual limite do "Piscinão") ocorreu, festivamente, no dia 22 de dezembro de 1963.
Em 1967 o prefeito dr. Clodoaldo Antonangelo efetuou o, alargamento da mesma entre a Ponte Campos Salles e o Córrego Barra Bonita, elevando o leito das pistas em quase um metro para evitar riscos de inundação do córrego ou do Tietê, reurbanizando, substituindo a antiga pavimentação e iluminação do referido trecho, para integrá-la na faixa turística da cidade.
Em virtude do excesso de tráfego pesado e por atravessar um terreno argiloso, o asfalto nesse trecho se deteriorou rapidamente, provocando rachaduras, buracos e verdadeiras lombadas que causavam risco aos veículos de cargas e de passageiros. Da caixa d'água até o trevo de acesso a Jaú, a avenida não era asfaltada e a pressão das águas das chuvas e enxurradas descendo pelos sarjetões, foram solapando o leito carroçável e abrindo verdadeiras "crateras" ao longo de toda sua extensão, esparramando-se por todo o trecho pavimentado da Avenida, impedindo, com pedras, terra e entulhos de todo tipo, o trânsito na Avenida Pedro Ometto.
Para colocar um ponto final em tais problemas, foram necessárias obras de infra-estrutura cujos custos representavam o valor de um orçamento anual da prefeitura. Mas... o desafio foi vencido. Constou basicamente de três obras principais: construção de galerias para as águas pluviais (desde o alto da Vila Habitacional), pavimentação asfáltica e iluminação em toda sua extensão. Tudo isso foi possível graças a compra de caminhões, tratores, máquinas e equipamentos de terraplenagem obtidos através de financiamentos feitos pela prefeitura. Um investimento que encheu de orgulho o povo e as autoridades barra-bonitenses e deu o merecido destaque ao grande capitão da indústria açucareira, Pedro Ometto, cuja respeitável figura foi perpetuada em bronze junto à Avenida que leva o seu nome sobre uma placa descerrada pelo seu filho Comendador Orlando Chesini Ometto representando toda a família presente e pelo prefeito municipal dr. Wady Mucare (dr. Duba), placa essa com os seguintes dizeres:
Ao Pioneiro da Indústria Açucareira
PEDRO OMETTO
pela destacada contribuição ao progresso de Barra Bonita,
Homenagem do povo e autoridades.
27-5-1972
Para acionar a chave da nova iluminação, o dr. Duba convidou o senhor Domingos João Guzzo, um dos mais antigos servidores municipais, ex-zelador e responsável pelas bombas da caixa d'água localizadas junto à Avenida.
Complementando a inauguração do dia 27 de maio de 1972, foram descerradas as placas das obras das galerias de água pluviais, pavimentação e iluminação da Avenida, pelo presidente da câmara, vereador Munir Arradi e a do obelisco (na praça rotatória), símbolo da administração dr. Wady Mucare (quatro círculos em ordem crescente, com as cores do município: verde, azul, branco e vermelho sustentados por 10 colunas de 10 metros de altura e a inscrição: Barra Bonita - Sempre Crescendo) pelo progenitor do prefeito, senhor Jorge Mucare (90 anos de idade e o mais antigo comerciante, representante da colônia síria aqui residente), fazendo o coração de todos bater mais forte, especialmente pelo emocionado abraço de pai e filho.
Apenas para que os leitores e os barra-bonitenses ainda não nascidos naquela época, tomem conhecimento, extraímos do Jornal da Barra nº 236 e 237 de 27/5 e 3/6/1972, respectivamente, alguns dados ilustrativos sobre estas obras: construção de 120 bocas de lobo; 66 caixas de visitas; 5.103 tubos de diversas bitolas, colocadas em linha dupla numa extensão de 2.200 metros, 10.000 metros cúbicos de terra escavada em valas de 3 metros de altura; 3.137 metros lineares de guias e sarjetas, 30.637 m² de asfalto e 120 luminárias, sem contar as horas de máquinas e dos servidores municipais durante mais de um ano de trabalho.
E a manchete de José Ferreti no Jornal da Barra de 1º de agosto de 1970, "Um grande nome, uma grande Avenida e o maior conjunto de obras projetado na história de Barra Bonita", passou a figurar, merecidamente, na placa de inauguração e na história de Barra Bonita, justificando uma de nossas mais importantes realizações, homenageando ainda o Executivo e o Legislativo que tornou possível sua concretização:
Prefeito: Dr. Wady Mucare
Vice-Prefeito: Luiz Saffi
Presidente da Câmara: Munir Arradi
Vereadores: João Alberto Turi, João Nono, José Antonangelo, José Mucare,
Laércio Stangherlin, Miguel Torcia, Nelson Ereno, Osmar B. Luciano, Walter Correa, Wilson Souza Dias.
OBRAS CONCLUÍDAS E ENTREGUES EM 27-5-72
Galerias de águas pluviais da Avenida Pedro Ometto
Início de obras
Avenida Pedro Ometto - Marco da gestão administrativa
Dr. Wady Mucare - Luis Saffi
"Barra Bonita sempre crescendo"
27/05/1972 - Avenida Pedro Ometto concluída
27/05/1972 - Descerramento do busto do Sr. Pedro Ometto
Prefeito Wady Mucare e o Comendador Orlando Chesini Ometto