A ESCOLA SUPERIOR DE EDUCAÇÃO FÍSICA DA FUNBEE (FAEFI)

A NOSSA PRIMEIRA FACULDADE CRIADA EM 7 DE AGOSTO DE 1972
INÍCIO DE FUNCIONAMENTO 8 DE MARÇO DE 1973
RECONHECIDA EM 15 DE JANEIRO DE 1976 - DECRETO Nº 77.037

A FAEFI, hoje uma sólida instituição escolar pelo elevado conceito que desfruta entre os congêneres do interior paulista, não "nasceu" de um passe de mágica. Ao contrário, para se conseguir a
criação dessa faculdade, muitos esforços, muita união e o irrestrito apoio do Poder Público representado pelo prefeito dr. Wady Mucare (dr. Duba) que, pessoalmente, participou de todas as reuniões do C.F.E. - Conselho Federal de Educação - em Brasília, foram decisivos para a aprovação do Processo, que culminou com o implantação do ensino superior em nossa cidade.
O volumoso processo iniciou-se em abril de 1971. Era composto de quatro volumes, 418 páginas e 57 fotos. Foi protocolado no M.E.C. - Ministério da Educação e Cultura - em 4 de agosto de 1971, sob nº 244.844.
A partir dai, uma verdadeira "maratona" de reuniões, visitas de comissões, diligências, relatórios, normas e alterações foram cumpridas, sempre com o acompanhamento pessoal do prefeito dr. Duba e o irrestrito apoio da Câmara Municipal, igualmente empenhada na criação da Escola Superior de Educação Física.
No dia 7 de agosto de 1972, a criação da Faculdade!
Não se pode omitir o nome de um baluarte dessa conquista: o deputado federal Dr. Adhemar de Barros Filho, que foi, ao lado do prefeito dr. Duba, o porta voz de nossas reivindicações, junto às mais altas autoridades do Ensino no País, em Brasília.
Ao retornar da capital do País, ao lado de sua esposa da. Marly, onde estivera acompanhando a votação do processo da Faculdade, o prefeito dr. Duba recebeu uma verdadeira consagração popular! A Avenida Pedro Ometto foi "tomada" pelos estudantes de todas as escolas. Os pais de alunos e todo o povo comemorou a implantação do ensino superior em nossa cidade, demonstrando seu carinho e apreço ao vitorioso prefeito dr. Duba!
No dia 4 de outubro de 1972 o presidente da república Emilio Garrastazu Médici, assinou o Decreto de autorização do funcionamento da faculdade, nº 71.197. Era Ministro da Educação, Jarbas Passarinho.
O primeiro vestibular foi realizado no período de 22 a 27 de janeiro de 1973, e o primeiro diretor da FAEFI foi o professor José Kyelce dos Santos.
É importante destacar que a FAEFI iniciou suas atividades em prédio próprio construído pelo município especialmente para tal fim, pela adminstração do dr. Wady Mucare - Luiz Saffi, que o inaugurou no dia 31 de janeiro de 1973. A placa foi descerrada pelos srs. Luiz Saffi e José Kyelce dos Santos, ambos vice prefeitos. O primeiro terminava sua gestão (69-72) e o segundo iniciava seu mandato (73-76).

31/01/1973 - Descerramento da placa do prédio
da Funbbe. Luis Saffi e José Kyelce dos Santos