A ESCOLA TÉCNICA DE COMÉRCIO

PERSONALIDADE JURÍDICA
FUNDAÇÃO BARRA BONITA DE ENSINO
LEI Nº 493 DE 21 DE SETEMBRO DE 1966

Para dar oportunidade aos jovens e adultos que trabalhavam durante o dia e não podiam freqüentar o Ginásio, foi criada pela Prefeitura, a primeira escola de curso ginasial e Técnico em Contabilidade, de funcionamento noturno.
A indicação de 15 de junho de 1961 partiu dos Vereadores Alberto Cescato e Henrique Stolf, ao lado dos também vereadores João Raffa e Adibe Mucare, foram os integrantes da Comissão encarregada de promover o funcionamento da mesma (*).
Em 3 de novembro do mesmo ano o Prefeito Vicente A. Zenaro Manin, enviou à Câmara o projeto de Lei dispondo sobre a criação da Escola Técnica de Comércio o qual foi aprovado e sancionado sob nº 324 de 24 de novembro de 1961.
Da instalação e início de funcionamento em 27 de março de 1962, participaram ativamente os senhores: Professor Nivaldo Salch Stipp (Diretor), José Kyelce das Santos (Secretário) e Lázaro Edemar Stolf (Escriturário).
A Escola de Comércio funcionava no período noturno no histórico prédio do Primeiro Grupo Escolar de Barra Bonita à Rua Winifrida nº 315 (demolido e atualmente Banco do Brasil). Em 1963, mudou sua denominação para Colégio Comercial de Barra Bonita. Apesar de ser criada pelo Município, a escola não tinha sua estrutura definida. A personalidade jurídica, ou seja, a sua existência reconhecida legalmente, foi obtida através da Lei nº 493 de 21 de setembro de 1966, sancionada pelo Prefeito Dr. Clodoaldo Antonangelo, dispondo sobre a "Criação da Fundação Barra Bonita de Ensino", entidade que, a partir de então, passou a ser mantenedora do Colégio Comercial e dos demais cursos por ela implantados.
Em 7 de outubro de 1966 foram eleitos e empossados o Presidente da FUNBBE, Sebastião Pereira Xavier e os membros do 1º Conselho Deliberativo da mesma: Dr. Djalma Rodrigues (Presidente), Maria de Lourdes Vieira Domingues, Ruber Santiago, Munir Arradi e Vicente Torcia (**).
Em 22 de junho de 1967, através da Lei Municipal nº 514 a FUNBBE é declarada de utilidade pública.
O Colégio Comercial de Barra Bonita permaneceu na Rua Winifrida, 315, até o ano letivo de 1972.
Em 31 de janeiro de 1973, todas as instalações da FUNBBE, inclusive as de Contabilidade, passaram para prédio próprio inaugurado naquela data, à rua João Gerin nº 275.
A partir de 1975, o Colégio Comercial de Barra Bonita passou a denominar-se Escola de 1º e 2º Graus da Fundação Barra Bonita de Ensino (**).
Da criação da Faculdade de Educação Física e dos cursos de Técnico em Açúcar e Álcool e Eletro-técnica também mantidos pela FUNBBE, falaremos mais adiante. (1972 e 1977).

Fontes: (*) Jornal da Barra de 14 de abril de 1962.
(**) A História da FUNBBE:- Esboço Histórico, 1978.