A ASSOCIAÇÃO DE PROTEÇÃO E ASSISTÊNCIA À MATERNIDADE E À INFÂNCIA DE BARRA BONITA FUNDADA EM 3 DE NOVEMBRO DE 1950

MANTENEDORA DO HOSPITAL E MATERNIDADE SÃO JOSÉ
INAUGURADO EM 20 DE MAIO DE 1962

No dia 3 de novembro de 1950, por iniciativa de vários representantes de nossa comunidade, liderados pelo Prefeito Municipal Sr. Hermínio de Lima, realizou-se no prédio do Ideal Clube, à Rua Campos Salles (atualmente agência da Caixa Econômica Federal) a Assembléia Geral de Fundação da Associação de Proteção e Assistência à Maternidade e a lnfância de Barra Bonita, com a finalidade principal de dar um amplo atendimento às gestantes e às crianças, além de manter leitos hospitalares para uso público.
Na mesma data foram aprovado, os estatutos, com base no modelo estabelecido pelo Departamento Nacional da Criança, sediado no Rio de Janeiro, então capital do País, órgão de Saúde Pública a que pertencia o médico barra-bonitense Dr. Mário Mascaro, também presente à reunião. Por aclamação unânime a primeira Diretoria ficou assim constituída:

Presidente: Profª. Adelaide Reginato de Lima
Vice-Presidente: Profª Alzira Krüger Güther
1ª Tesoureira: Profª Santinha Elvira Martins Reginato
2ª Tesoureira: Laura Lopes Antonangelo
1ª Secretária: Profª Alice Bechara Frollini
2ª Secretária: Sebastiana de Andrade e Silva (Dona Cecy)

Além da Diretoria, registrou-se a presença dos sócios fundadores: Hermínio de Lima, Dr. Rufino Antunes de Alencar Neto, Dr. Mário Mascaro. Dr. Orlando Lopes e Amir de Andrade e Silva.
A construção de uma Maternidade foi discutida e aprovada em 27 de outubro de 1952, quando o Dr. Mário Mascaro comunicou que conseguira do Departamento Nacional de Criança, um auxílio financeiro destinado às obras iniciais.
A Usina da Barra S/A Açúcar e Álcool, na pessoa do seu Diretor Orlando Chesini Ometto, doou o terreno, e encabeçou a comissão designada para angariar fundos necessários á construção, da qual também faziam parte os senhores Dr. Mário Mascaro, Dr. Orlando Lopes (Prefeito Municipal), Dr. José Mucare, Dr., Arthur Lourenção, Padre Francisco Ferreira Delgado Júnior, Arthur Antonangelo, Dr. Gastão Lorenzon, Dr. Saturnino Matheus da Silva, Dr. Waldemar Bauab, Silvio Lourenção, Prof. Wilson Souza Dias Domingos Miguel Ursini, Vicente Angelici e Hermínio de Lima.
De acordo com os registros do Hospital, as obras foram iniciadas em 10 de abril de 1953 e já no dia 3 de outubro do mesmo ano, os prédios se encontravam em fase de cobertura, graças ao eficiente desempenho do Presidente da Comissão de Obras, senhor Hermínio de Lima; que se dedicou totalmente a esse trabalho. Posteriormente, a condução de tal serviços ficou a cargo dos Srs. Nilo Benfatti e Sebastião Pereira Xavier. O acabamento das obras, aquisição de mobiliário, utensílios, equipamento médico e cirúrgicos e todos os materiais indispensáveis para o funcionamento do Hospital, foram realizados aos poucos, durante anos, face ao custo elevado dos mesmos e as dificuldades financeiras da entidade.
A inauguração oficial ocorreu a 20 de maio de 1962, pelo Governador do Estado Dr. Carlos Alberto de Carvalho Pinto, na gestão do Prefeito Vicente Zenaro Manin.
A partir dai, o Hospital e Maternidade São José tem sido responsável pelo bom atendimento à população da cidade e de algumas cidades vizinhas, face ao diligente trabalho de suas Diretorias, de seus funcionários e do Poder Público que não tem poupado esforços para o crescimento do mesmo, por meio de sucessivos reformas e ampliações, visando sempre o conforto e a tranqüilidade dos pacientes, através da qualidade dos serviços prestados pelo seu competente corpo clínico.
Em 1982,o Hospital São José possuía 120 leitos, A "APAMIBB", entidade fundadora e mantenedora do Hospital, foi declarada de utilidade pública, no Âmbito Municipal pela Lei nº 443 de 22 de junho de 1966, no Estadual, pela Lei n.º 2.848 de 27 de maio de 1981 no Federal, pela Lei nº 87.741 de 25 de outubro de 1982.

Hospital e Maternidade São José à época da inauguração - 1962

Fontes: Livro de Atos das Assembléias Gerais nº 1 e Histórico da "APAMIBB"