A DISSOLUÇÃO DA CÂMARA MUNICIPAL

28 DE OUTUBRO DE 1930

Com o assassinato do Governador João Pessoa, no Estado da Paraíba, uma rebelião armada iniciada por gaúchos e mineiros toma conta do País e termina vitoriosa com a deposição do Presidente da República Washington Luiz Pereira de Souza, em 24 de outubro de 1930. Conhecida como a "Revolução de 30", determinou o fim da "República Velha" e instituiu o "Governo Provisório" de Getúlio Vargas, (que só terminaria em 29 de outubro de 1945, com a deposição de Vargas). Barra Bonita também foi atingida por esses fatos. Exercia o cargo de Prefeito, desde o dia 16 de setembro, o Vice Antenor Balsi, em virtude do titular do cargo, Juvenal Pompeu, estar licenciado.
No dia 28 de outubro, por decisão superior, a Câmara Municipal foi dissolvida e o governo da cidade entregue à Junta Governativa Provisória, tendo à frente o Dr. Dionysio Dutra e Silva, a quem coube ocupar o cargo de Governador (e a partir de 5 de janeiro de 1931, de Prefeito) de Barra Bonita. A referida Junta compunha-se, ainda, do Vice Governador: Brenno de Carvalho; Tesoureiro: Capitão Paulo de Souza e Secretário: Fernando Maldonado Loureiro.
O Dr. Dionysio Dutra e Silva, exerceu o cargo de Prefeito até 14 de julho de 1932, data em que renunciou, em virtude de fatos surgidos com a "Revolução Constitucionalista" iniciada no dia 9 do mesmo mês (ver detalhes no Capítulo "Câmaras e Prefeitos").
O Dr. Dionysio voltaria a exercer o cargo de Prefeito em 31 de outubro de 1932, nele permanecendo até 31 de outubro de 1933, destacando-se pelo início do calçamento das ruas centrais, com paralelepípedos; a urbanização (ajardinamento, iluminação e calçamento) da Praça São José e, como médico que era, dando prioridade ao atendimento à população no setor de saúde e higiene.

Dr. Dionysio Dutra e Silva
Presidente da Junta Covernativa: 28/10/1930 a 04/01/1931