31 DE JANEIRO DE 1969

31 DE JANEIRO DE 1969

O prefeito municipal dr. Clodoaldo Antonangelo (dr. Tatinho), encerra seu período administrativo (1/1/64 - 31/1/69) festejado e reconhecido como um dos mais dinâmicos de nossa história.
Nessa gestão de cinco anos (todos os prefeitos tiveram seus mandatos prorrogados por um ano, pelo presidente da república General Arthur da Costa e Silva em 15 de março de 1967), os barra-bonitenses vibraram com as iniciativas, projetos e obras executadas pelo seu jovem prefeito, que "transformou" a cidade em uma das mais progressistas do nosso Estado.
Entre as realizações e conquistas dessa histórica administração, devemos destacar: a instalação da Comarca, para cuja finalidade foi construída a residência do Juiz de Direito e cedido o pavimento superior do prédio da prefeitura às instalações do Fórum; a implantação das redes de água e esgoto, incluindo-se a perfuração de poços artesianos e construção de reservatórios na Vila Nova; a pavimentação asfáltica de 40.000 m² de vias e logradouros; a iluminação pública das Vilas e Bairros que ainda não possuíam esse melhoramento e a rede elétrica estendida a diversas áreas da Zona Rural.
No setor de Educação e Ensino, os estudantes locais foram beneficiados com o funcionamento da Escola Normal e do Curso Primário Anexo; com a criação e instalação do Curso Colegial (antigo Clássico e Científico), do Centro Educacional SESI 263 e da Biblioteca Municipal.
Na área da saúde, o Hospital e Maternidade São José mereceu atenção especial no que diz respeito à aparelhagem indispensável ao seu funcionamento e no setor assistencial o sempre pronto apoio às entidades locais de atendimento aos idosos, lembrando, ainda, a colaboração na construção e funcionamento da "Casa da Criança".
A implantação dos telefones automáticos, antiga reivindicação dos barra-bonitenses, foi iniciada neste governo através de assinatura de contrato celebrado com a Cia. Telefônica Brasileira (atual TELESP), incluindo a ampliação da rede, do número de aparelhos e de novas instalações e equipamentos modernos.
Ainda nesta gestão, a Cia. Paulista de Força e Luz passou a funcionar em seu prédio próprio, construído em área doada pelo município e foram iniciadas duas importantes obras estaduais: o asfaltamento da rodovia Barra-Jaú e a construção da nova ponte sobre o Rio Tietê (a Ponte do Açúcar, concluída em 1970).
O incentivo ao esporte amador, aos clubes esportivos, às festas populares, ao carnaval, desfiles, etc..., também foram destaques.
Pelo governo do Estado, também foi instalada em 1966, a Estação de Psicultura, junto à Usina Hidroelétrica, para repovoamento do Rio Tietê. O Distrito Hidroviário, órgão da CENAT - Comissão Executiva da Navegação do Sistema Tietê-Paraná - também obteve do município uma área para sua futura sede, obtida através de doação de terreno à margem do Rio Tietê pela Usina da Barra S/A Açúcar e Álcool, lançando-se a pedra fundamental em 13/07/1968.
Um novo e populoso loteamento foi implantado por iniciativa da Usina da Barra (Cooperhabit) junto ao Banco Nacional da Habitação - BNH - a Vila Habitacional com 620 casas, fazendo surgir uma nova cidade dentro da nossa cidade, mais um fator de progresso e desenvolvimento.
O desenvolvimento de Barra Bonita nesse período consolidou-se através da construção e inauguração do Mercado Municipal, da Estação Rodoviária, do novo Matadouro Municipal e do Hotel Turístico, investimentos esses que, ao lado da ampliação e reforma da Avenida Pedro Ometto, da urbanização das áreas da antiga ferrovia, desativada em 1966 (Praça dr. Tatinho, Praça dos Namorados) e do incentivo às atividades turísticas, aproveitando os recursos paisagísticos do Rio Tietê (pesca, passeios de barcos, esportes náuticos, Usina Hidroelétrica, churrascaria) fatores determinantes do merecido destaque e renome de nossa cidade entre suas co-irmãs interioranas, culminando com sua inclusão no Roteiro Turístico do Estado em 1967, detalhado em páginas anteriores, assim como todas as obras e investimentos aqui referidos.
 

Período: 01/01/1964 a 31/01/1969


Dr. Clodoaldo Antonangelo - Prefeito


Fernando Peraçoli - Vice-Prefeito