PREFEITURA RESTAURA E REINSTALA O HISTÓRICO MOINHO DE VENTO

A Prefeitura da Estância Turística de Barra Bonita restaurou e está reinstalando o Moinho de Vento, uma peça histórica, doado para o município pelas famílias Casagrande e Rizzato em 1988.

Por muitos anos o Moinho foi atração na Praça Waldemar Lopes Ferraz, mas com a passar do tempo foi se deteriorando sendo necessário a sua remoção para manutenção e restauro.

Com a recente ampliação da Orla Turística, uma obra também histórica, desejada pela população há mais de 30 anos, a atual administração planejou dar mais destaque a peça e reinstala-lo nesta área nobre, que ainda receberá vários equipamentos. É o primeiro equipamento que a Nova Orla Turística está recebendo.

De acordo com  o prefeito José Luis Rici, o Zequinha, o objetivo com a escolha do novo local foi dar um destaque ainda maior para uma peça tão importante e histórica, colocando-a numa área ainda mais nobre. “O objetivo da administração sempre foi colocá-lo em um local de destaque e que tivesse alguma função, como acontece com o Cruzeiro, próximo ao antigo piscinão, que marca o início da Orla. No caso do Moinho de Vento ele representará o final, delimitando assim a nossa Orla Turística”, explicou o prefeito.

O projeto foi desenvolvido pelo diretor do Departamento de Infraestrutura e Prédios Públicos, o arquiteto  Munir Arradi Júnior . “Fizemos tudo com o consentimento de alguns familiares dos doadores. Elaboramos o projeto, apresentamos ao Romualdo Arcângelo Rizatto (um dos descendentes dos doadores), que entendeu a nossa intenção. É um local de destaque, uma área nobre que está recebendo o seu primeiro equipamento.  Isso também é um marco. O Moinho está muito mais bonito, será todo iluminado e com certeza voltará a ser um atrativo” comentou Arradi.

Romualdo Arcângelo Rizatto  diz ter aprovado o novo local. “Num primeiro momento dá a impressão de que poderia ter colocado o Moinho num local melhor. Mas depois, conhecendo o projeto e a intenção da atual administração nós entendemos que ali é o local ideal. Próximo do Moinho tem uma área verde onde construirão um bosque muito bonito. Tem ainda toda aquela área da margem do rio que muito em breve receberá  novos equipamentos, tem a visão para quem passeia de barco, enfim, gostamos da restauração e aprovamos o local desde que não demore muito para que aquela área seja urbanizada tenha a instalação de novos atrativos”, comentou.

HISTÓRIA

O Moinho de Vento é um equipamento importado, com cerca de 30 metros de altura, de fabricação alemã, instalado no ano de 1921, na propriedade agrícola dos doadores, famílias Casagrande e Rizzato, no Bairro da Estiva. A peça, de grande valor histórico, que durante várias décadas foi utilizada como geradora de energia para abastecimento de água na residência dos mesmos, documenta "de forma concreta" a participação dos imigrantes italianos no progresso de nossa cidade e foi instalada, com todas suas peças originais, ao ar livre, no Parque Turístico Municipal deputado Waldemar Lopes Ferraz, em 27 de dezembro de 1988, com a presença dos familiares doadores, constituindo-se em uma das mais apreciadas atrações naquela área turística.