CAMINHOS DO TIETÊ: UMA JORNADA DE CULTURA E TURISMO

A região turística 'Caminhos do Tietê', que abrange 12 cidades, tem se destacado pelo seu potencial turístico e cultural, e Barra Bonita foi palco de uma importante reunião destinada a avançar nesse cenário.

A reunião aconteceu na Vereda, Chocolateria e Cafeteria, às 10 horas, no centro de Barra Bonita.

Fernando Figueiredo, representante do Senac, conduziu a apresentação onde se discutiu a criação da Associação "Caminhos do Tietê". Esta associação tem a intenção clara de reunir empresários locais, como os envolvidos no território do calçado e bordados de Ibitinga, além de hotéis e restaurantes. A ideia é unificar esforços para potencializar a atração de turistas à região.

Há uma sinergia evidente entre as cidades. Por exemplo, muitos turistas que visitam Barra Bonita aproveitam para comprar calçados em Jaú e bordados em Ibitinga. Contudo, Fernando enfatiza que muitos desses visitantes acabam não explorando todo o potencial da região, muitas vezes por falta de conhecimento sobre suas riquezas.

Durante a reunião, o prefeito José Luis Rici, da Estância Turística de Barra Bonita, comentou sobre a iniciativa: "A importância das parcerias é inegável para que nossa região turística se desenvolva e cresça. Movimentos como o 'Caminhos do Tietê' projetam as possibilidades para um futuro de sucesso em nosso turismo. É essencial que continuemos unidos e fortaleçamos nossas ações conjuntas."

Com a formação da associação, a meta é ampliar a divulgação, promover eventos e estabelecer presença forte na mídia para atrair mais visitantes. Um dos projetos em destaque é uma rota ciclística na região, que tem ganhado força e deve em breve ter Barra Bonita como um dos seus pontos de destaque. Ademais, a Feira do Empreendedor, uma parceria com o Sebrae, está no calendário de eventos, prometendo movimentar ainda mais a cena turística local.

Outras cidades, como Tabatinga, mostraram interesse em se juntar ao 'Caminhos do Tietê', vendo o crescente movimento e as oportunidades que a associação pode trazer.

Este movimento conjunto, de associação, empresários e prefeituras, tem um único propósito: realçar o turismo na região, fazendo com que mais pessoas conheçam e apreciem as belezas e atrações que as cidades do 'Caminhos do Tietê' têm a oferecer.