SAÚDE REALIZA CAMPANHA DE PREVENÇÃO DAS HEPATITES VIRAIS

Para reforçar a luta contra as hepatites virais, e a necessidade das pessoas buscarem diagnóstico e prevenção destas doenças, a Secretaria de Saúde de Barra Bonita realiza no dia 25 de junho duas palestras: Hepatites Virais: Processos de esterilização em produtos para saúde.
As palestras acontecem no Centro Cultural Célia Stangherlin a partir das 19 horas e são direcionadas para podólogos, tatuadores, manicures e pedicures, mas a população em geral também pode participar.
O objetivo é conscientizar a população sobre a importância do diagnóstico precoce das hepatites B e C e da vacina contra hepatite B, principal medida de prevenção da doença e disponível para a população nas unidades de saúde. A campanha prossegue até o final do mês de julho com dicas sobre testagem, sintomas, formas de contágio e prevenção das hepatites B e C.
As hepatites B e C são doenças infecciosas que afetam o fígado e podem evoluir para a forma crônica, que têm como principais complicações a cirrose hepática e o câncer. Todos os tipos de hepatite podem levar à morte. Causadas por vírus, constituem grave problema de saúde pública no mundo. Milhões de pessoas no Brasil podem ser portadoras desses vírus e não saber.
Por isso a importância de ações que reforcem a necessidade das pessoas buscarem diagnóstico e prevenção.
Diante deste cenário, o acesso ao teste rápido é o primeiro passo para o diagnóstico precoce da doença e sua prevenção, pois possibilita interromper a cadeia de transmissão. Realizado em unidades de saúde, proporciona que os usuários sejam orientados sobre os métodos de promoção e prevenção das hepatites, contribuindo para um maior controle da doença.
A transmissão das hepatites B e C podem ocorrer pelo compartilhamento de objetos contaminados, como lâminas de barbear e de depilar, escovas de dente, alicates de unha, instrumentos para uso de drogas injetáveis (cocaína, anabolizantes e complexos vitamínicos), inaláveis (cocaína) e pipadas (crack). Também pode ocorrer pelo uso de materiais não esterilizados para colocação de piercing e realização de tatuagens e por meio de acidentes com exposição a material biológico e procedimentos cirúrgicos, odontológicos e de hemodiálise, em que não se aplicam as normas adequadas de biossegurança.