SAÚDE BUCAL NAS ESCOLAS AVANÇA

A prefeitura de Barra Bonita, através da Secretaria de Saúde, avança com projeto Saúde Bucal nas Escolas. Cerca de 1.300 crianças já receberam orientações e escovas de dente. O projeto já visitou as escolas municipais Mercedes Lopez De Marchi, Alberto Arradi e Alzira Kruger Guther. Hoje foi a vez das escolas Dr. Fernando Costa e Marina Gonçalves Dias.
Através desse projeto são realizadas atividades de cuidados e prevenção à saúde bucal de todas as crianças das escolas municipais do ensino infantil ao fundamental.
O projeto conta com cirurgiões-dentistas e auxiliares de saúde bucal. O objetivo dos acompanhamentos é proporcionar às crianças uma saúde bucal livre de cáries e demais problemas dentários. Além disso, os profissionais da equipe de saúde repassarão informações e cuidados para que cada criança tenha um sorriso saudável.
Serão feitas palestras educativas, escovação supervisionada e avaliação da condição bucal das crianças. Os pais das que precisarem de tratamento serão alertados da necessidade e como devem proceder.
A cirurgiã-dentista Claudia Cynthia Cespedes, coordenadora do projeto, destaca que as crianças devem ter um cuidado especial com os dentes desde pequenos, o que trará grandes benefícios para toda a vida, além de proporcionar um maior bem estar.
Cespedes ressalta ainda que os pais têm papel fundamental na hora de incentivar e supervisionar a escovação em casa, fazendo com que as crianças usem fio dental corretamente, mantenham uma alimentação equilibrada, evitem excesso de açúcar e façam visitas ao dentista a cada seis meses. "São hábitos fundamentais que devem ser adotados para manter o sorriso sempre saudável", diz a cirurgiã-dentista.