PREVENÇÃO É A MELHOR SOLUÇÃO CONTRA O CÂNCER DE COLO DE ÚTERO

Por isso a Prefeitura da Estância Turística de Barra Bonita, através da Secretaria Municipal de Saúde, promove, no dia 19 de outubro de 2019, sábado, no horário das 08:00 às 12:00 horas, a Campanha do PAPANICOLAU.

As Unidades de Saúde que estarão atendendo e realizando as coletas para o exame serão as seguintes:

• CENTRO DE SAUDE II
  • PAS VILA CORREA
  • PAS COHAB
  • PAS SONHO NOSSO

Lembre-se: apesar da campanha ocorrer no dia 19 de outubro, os EXAMES são realizados rotineiramente nas Unidades de Saúde do Município durante todo o ano.

“NÃO DEIXE DE PARTICIPAR: PREVINA-SE – O CÂNCER DE COLO DE ÚTERO PODE MATAR”

TUDO O QUE VOCÊ PRECISA SABER SOBRE O PAPANICOLAU

O que é o Exame Papanicolau?

É um exame realizado para detectar alterações nas células do colo do útero e é a principal estratégia para detectar lesões precocemente e fazer o diagnóstico de doenças sexualmente transmissíveis, tais como clamídia, gonorreia, sífilis ou HPV, além do câncer de colo de útero, bem no início, antes que a mulher tenha os sintomas. O exame preventivo é muito importante, pois sua realização periódica permite que o diagnóstico seja feito cedo e reduza a mortalidade, principalmente por câncer do colo do útero. O exame é indolor, simples e rápido. Pode, no máximo, causar um pequeno desconforto.

Para garantir um resultado correto, a mulher não deve ter relações sexuais (mesmo com camisinha) nos dois dias anteriores ao exame, evitar também o uso de duchas, medicamentos vaginais e anticoncepcionais locais nas 48 horas anteriores à realização do exame. É importante também que não esteja menstruada, porque a presença de sangue pode alterar o resultado.

Mulheres grávidas também podem se submeter ao exame, sem prejuízo para sua saúde ou a do bebê.

Quem deve e quando fazer o exame preventivo?

Toda mulher que tem ou já teve vida sexual deve submeter-se ao exame preventivo periódico, especialmente as que têm entre 25 e 59 anos. Inicialmente, o exame deve ser feito anualmente. Após dois exames seguidos (com um intervalo de um ano) apresentando resultado normal, o preventivo pode passar a ser feito a cada três anos.

O que fazer após o exame?

A mulher deve retornar ao local onde foi realizado o exame (posto de saúde) na data marcada para saber o resultado e receber instruções. Tão importante quanto realizar o exame é buscar o resultado e apresentá-lo ao médico.

Resultado:

Se o seu exame acusou:

• negativo para câncer: se esse for o seu primeiro resultado negativo, você deverá fazer novo exame preventivo daqui a um ano. Se você já tem um resultado negativo no ano anterior, deverá fazer o próximo exame preventivo daqui a três anos;
• infecção pelo HPV ou lesão de baixo grau: você deverá repetir o exame daqui a seis meses;
• lesão de alto grau: o médico decidirá a melhor conduta. Você vai precisar fazer outros exames, como a colposcopia;
• amostra insatisfatória: a quantidade de material não deu para fazer o exame. Você deve repetir o exame logo que for possível.

Além de servir para a detecção de lesões que antecedem ao câncer do colo do útero e da infecção pelo HPV, o Papanicolau indica se você tem alguma outra infecção que precisa ser tratada. Siga corretamente o tratamento indicado pelo médico. Muitas vezes é preciso que o seu parceiro também receba tratamento. Nesses casos, é bom que ele vá ao serviço de saúde receber as orientações diretamente dos profissionais de saúde.