PREVENÇÃO DA DENGUE, ZIKA VÍRUS E CHIKUNGUNYA

O período de chuvas é a época mais propícia para a transmissão da Dengue, Zika Vírus e Chikungunya, tendo em vista que o acúmulo de água limpa e parada torna o ambiente favorável à reprodução do Mosquito AEDES AEGYPTI.

O Setor de Controle de Vetores da Secretaria Municipal de Saúde tem encontrado diversos locais com focos de larvas do Aedes Aegypti, ligando o sinal de alerta em relação à possibilidade de proliferação do mosquito e consequentemente das doenças por ele causadas. Lembrando que a maior concentração de focos de larvas do mosquito se encontra dentro das residências, por isso todo cuidado é pouco.

A prevenção da dengue pode ser feita com práticas simples que evitam, principalmente, a reprodução do mosquito transmissor, através da eliminação de objetos que acumulem água parada. Abaixo, alguns cuidados que devemos ter:

- Manter os pratos de vasos de flores e plantas com areia;
- Guardar garrafas com a boca virada para baixo;
- Limpar sempre as calhas dos canos;
- Não jogar lixo em terrenos baldios;
- Colocar o lixo sempre em sacos fechados;
- Manter baldes, caixas d´água e piscinas sempre tampados;
- Deixar pneus ao abrigo da chuva e da água;
- Eliminar copinhos plásticos, tampas de refrigerantes, cascas de coco em sacos que possam ser lacrados;
- Furar latas de alumínio antes de ser descartadas para não acumular água;
- Lavar bebedouros de aves e animais constantemente;
- Manter a água de piscinas não removíveis sempre clorada;
- Colocar semanalmente 5 gotas de detergente na bandejinha atrás da geladeira;
- Frequentemente jogar um balde de água com sabão nos ralos de água da chuva. Pode ser a água que foi lavada a roupa.

POR UMA BARRA SEM DENGUE, FAÇA SUA PARTE!
UMA CAMPANHA DA SECRETARIA MUNICIPAL DE SAÚDE DA EST NCIA TURÍSTICA E BARRA BONITA