
No mês de janeiro tem início a campanha “JANEIRO BRANCO”, que tem a proposta de voltar os olhares do mundo para o que se passa na cabeça de cada um de nós.
Explica a doutora Lilian Thieful Atique, médica pós-graduada em psiquiatria que trabalha no CAPS - Centro de Atenção Psicossocial - Maria Josefina Stangherlin de Barra Bonita.
A doutora Lilian falou que o objetivo da campanha é chamar a atenção da população para as questões e necessidades relacionadas à saúde mental e emocional das pessoas e das instituições humanas. A iniciativa também visa desmistificar os muitos tabus que envolvem o tema.
A razão pela qual o mês de janeiro é o escolhido para a realização da campanha se deve ao fato de, no primeiro mês do ano, em termos simbólicos e culturais, as pessoas estarem mais propensas a pensarem em suas vidas, em suas relações sociais, em suas condições de existência, em suas emoções e em seus sentidos existenciais.
É como se “em uma folha ou em uma tela em branco”, todas as pessoas possam ser inspiradas a escreverem ou a reescreverem as suas próprias histórias de vida.
As pessoas interessadas podem procurar o CAPS na Av. da Saudade, 196 - Vila Nova - contato pelo telefone (14) 3641-4163. Horário de atendimento: de segunda a sexta-feira, das 07h às 17h