
Centro de Controle de Zoonoses de Barra Bonita abriga atualmente 190 animais
O CCZ – Centro de Controle de Zoonoses de Barra Bonita realizou nos dois primeiros anos de funcionamento 1.419 castrações em animas (gatos e cachorros) que estão em situação de risco ou animais de moradores da cidade que passam por situação de vulnerabilidade econômica. A clínica veterinária foi concluída em outubro de 2019 e inaugurada recentemente pela entidade.
De acordo com a veterinária responsável pelo CCZ de Barra Bonita, Marielle Barbosa, a média por ano de castrações realizadas na entidade ficou em torno de 650 em 2018 e 2019. “Depois da inauguração da clínica veterinária, facilitou o nosso trabalho com a estrutura que temos aqui e estamos conseguindo atende rmais animais que precisam do nosso atendimento”, comenta.
Atualmente, o CCZ abriga e cuida 190 animais, sendo 150 gatos, 40 cães e um cavalo que era vítima de maus tratos. “Nós acabamos recebendo mais animais de acordo com as capturas que estamos fazendo. Porém, estes animais estão aqui temporariamente. Nós castramos e eles ficam um tempo para se recuperar da cirurgia e posteriormente, o devolvemos para o local de origem”, explica a veterinária.
Além disso, o local realiza doações conscientes de animais para tutores responsáveis. “O local é aberto ao público para quem quer conhecer e principalmente, para quem quer adotar. Na doação, é feito um termo de responsabilidade da pessoa que está adotando. Além da pessoa estar fazendo este ato de amor, acaba abrindo espaço para estarmos resgatando mais animais”, frisa.
O atendimento do CCZ é de segunda a sexta-feira, das 7 às 11h e das 13 às 17h, localizado no antigo Sítio Escola.