
Barra Bonita está livre de uma possível infestação do mosquito Aedes Aegypti, o mosquito da dengue. Pelo menos é o que apresenta balanço do Ministério da Saúde divulgado nesta quinta-feira (13). Os dados também demonstram como é a situação de cidades do interior paulista e outras aqui da região.
Na nossa região, quinze cidades estão com alto índice de aumento de casos de dengue, zika e chicungunya.
O novo Levantamento Rápido de Índices de Infestação pelo Aedes Aegypti (LIRAa) também mostrou que no estado de São Paulo, são 208 cidades em situação de alerta e 42 em risco.
Barra Bonita aparece com índice satisfatório, com 0,8. Para ser satisfatório esse número deve ser menor que 1. Durante todo ano a equipe de vetore da cidade trabalha nos bairros para que não haja caso de infestação do mosquito.
Para evitar a proliferação do Aedes, a recomendação é de manter os quintais sempre limpos, não descartar lixo em terrenos e tomar todos os cuidados dentro de casa para evitar a proliferação do mosquito transmissor dessas doenças.
Recentemente a Prefeitura realizou a campanha “Meu Bairro Limpo” onde o poder público auxilia a população na limpeza dos quintais, recolhendo os descartes, principalmente OS que acumulam água e podem servir de criadouro do mosquito.