Barra Bonita reforça cuidados com a dengue

Barra Bonita reforça cuidados com a dengue

O verão é a estação mais esperadas do ano e também  a que requer mais cuidados em decorrência da chuva irregular e temperatura alta que pode resultar na proliferação do mosquito Aedes Aegypti. Para garantir uma saúde pública de qualidade, a Secretaria Municipal de Saúde da Estância Turística de Barra Bonita, conta com uma equipe que executa um trabalho continuado, que consiste em visitas domiciliares por parte dos agentes, nas quais são colocadas em práticas as atitudes cabíveis.
Variando de caso a caso, a equipe de controle de vetores  trabalha na eliminação de focos, tratamento focal do imóvel, seja do modo químico, isto é, aplicando o larvicida, com o objetivo de eliminar as larvas existentes; seja do modo mecânico, com foco na orientação. São oito agentes que percorrem diariamente a cidade numa batalha contra o mosquito Aedes Aegypti.
O esforço tem resultado em índices satisfatórios. Na última avaliação quadrimestral de densidade larvária, de outubro de 2018, o índice de Bretau ficou em 0,8,  lembrando que no mesmo ano foram registrados 37 casos suspeitos de dengue e todos negativados. Neste ano, até o momento, foram registrados sete casos suspeitos dos quais cinco  negativados e dois  aguardando resultado.
“De janeiro a maio, a transmissão pode ocorrer com maior intensidade. É quando o desenvolvimento do mosquito é mais rápido, assim como a transmissão. Os ovos podem permanecer grudados nos recipientes por 450 dias. Nos seres humanos, a permanência do vírus incubado pode durar de três a quinze dias”, explica o secretário municipal de saúde de Barra Bonita Nilson Ereno.
Classificada em tipos como Clássica, Hemorrágica e Síndrome de Choque de Dengue, a enfermidade pode levar a óbito. Os cuidados na prevenção da doença são simples,  porém indispensáveis.
- Use terra em pratinhos usados nas plantas; lavá-los duas vezes por semana com bucha e sabão.
- Guardar pneus em lugares cobertos.
- Desobstruir as calhas, visando o não entupimento das mesmas.
- Limpar os ralos de água pluvial.
- Tampar os recipientes utilizados para armazenamento de água; lavar os baldes duas vezes na semana e quando for trocar a água.
- Fechar qualquer espaço existente nas lavanderias usadas como tanque.
- Retirar entulhos; desde brinquedos abandonados no quintal até capacetes de motos descartados de maneira irresponsável.
-Cuidados com lixeiras e sacos abertos em locais incorretos.
Para reforçar o trabalho de  prevenção, a Prefeitura da Estância Turística de Barra Bonita, está divulgando uma campanha de conscientização, que envolve material para mídia impressa, audiovisual, redes sociais, carro de som, entre outras.
Vale ressaltar que toda pessoa que apresentar sintomas como febre, dor de cabeça e dor no corpo deve procurar uma unidade básica de saúde.

 

Veja também: