Agosto: mês dedicado ao incentivo e a prática do Aleitamento Materno.

Durante todo o ano, em especial no mês de agosto a Secretaria Municipal de Saúde da Prefeitura da Estância Turística de Barra Bonita, realiza orientações com as mães e familiares quanto ao ato de amamentar.

O programa de incentivo ao aleitamento materno é realizado no Posto de Saúde da Família.

As interessadas em participar do programa devem procurar a unidade de saúde e falar com a enfermeira Roberta

O PSF fica na Avenida Papa João Paulo II, 309, na Cohab. O atendimento é de segunda a sexta-feira, das 7h às 17h.

Para mais informações é só ligar 36414330.

ALEITAMENTO MATERNO:

Se fosse possível resumir em uma única frase por que o leite materno e a amamentação são tão importantes, a frase seria “amamentar é muito mais que alimentar uma criança” e nesse mês em especial, vivenciaremos o Agosto Dourado, período especial para o fornecimento de informações e esclarecimentos de dúvidas referentes à prática da amamentação, lembrando que Dourado é referência ao alimento considerado padrão Ouro para os bebês e para a promoção da saúde infantil, no caso, o leite materno.
A amamentação é uma prática de grande importância para a mãe e para o bebê, entre as muitas vantagens de amamentar, podemos citar a proteção imunológica fornecida pelo leite materno, o valor nutricional adequado para o bebê, o desenvolvimento e fortalecimento da cavidade oral do bebê e o menor risco de contato com agentes contaminantes, favorecendo a redução da mortalidade infantil por doenças, como por exemplo, a diarreia. A amamentação tem benefícios especiais para a mãe, como a redução de sangramento no período de pós-parto, além de pode reduzir a probabilidade de algumas doenças, como o câncer de mana e o câncer de ovário.
Além disso, o ato de amamentar promove o vínculo afetivo, pela oportunidade de maior interação com o bebê, através do contato pele-a-pele, do cheiro da mãe, do som do coração materno, momentos como esses ajudam no desenvolvimento afetivo-emocional entre a mãe e o bebê.
Pensando na situação econômica familiar, podemos contar com uma grande vantagem: o leite materno não tem custos financeiros para a família, pois é produzido naturalmente pela mãe e entregue diretamente ao bebê, não tendo a necessidade de gastos da renda familiar com produtos substitutos do leite materno, como as fórmulas infantis. Sendo assim, o ato de amamentar promove também a sustentabilidade ambiental, pois não causa poluição do ambiente por embalagens, plástico e outros materiais necessários para o aleitamento artificial.

Referências: Caderno do Ministério da Saúde de 2017: Bases para a discussão da Política Nacional de Promoção, Proteção e Apoio ao Aleitamento Materno / Ministério da Saúde, Secretaria de Atenção à Saúde, Departamento de Ações Programáticas Estratégicas. – Brasília : Ministério da Saúde, 2017.

GUIA ALIMENTAR PARA. CRIANÇAS BRASILEIRAS. MENORES DE 2 ANOS. MINISTÉRIO DA SAÚDE. Brasília – DF. 2019