POÇO DO SONHO NOSSO EM FUNCIONAMENTO - ABASTECENDO OS RESERVATÓRIOS - SAAE - Prefeitura de Barra Bonita


POÇO DO SONHO NOSSO EM FUNCIONAMENTO - ABASTECENDO OS RESERVATÓRIOS

Notícias > SAAE

10/04/2021
POÇO DO SONHO NOSSO EM FUNCIONAMENTO - ABASTECENDO OS RESERVATÓRIOS
Compartilhar
Na sexta-feira, (9), a equipe do SAAE - Serviço Autônomo de Água e Esgoto de Barra Bonita, colocou em funcionamento o Poço localizado nos altos do bairro do Sonho Nosso. A vazão do poço, ou seja, sua capacidade de produção de água chega a 165m3/hora. Com essa capacidade de produção o poço ameniza a falta de água da região dos bairros altos da cidade, em especial os bairros, Sonho Nosso, COHAB, Cohabinha, Jardim Nova Barra, Barra Ville, Altos da Barra, Nova Estância, Cestari, Samambaia, Recanto Regina e outros.
Esse projeto do poço tubular profundo na rua Avelino Bressanin, esquina com a Rua Armando Moretti, no Bairro Sonho Nosso V, teve início na primeira quinzena de abril de 2020, sendo que havia uma previsão de uma vazão de 150m3/hora, com um prazo de execução de 90 dias. Porém, ocorre que com o surgimento de dificuldades técnicas na execução do referido poço, foram concedidos diversos aditamentos de prazos, tendo ele ao final sido prorrogado até 1º de junho de 2021, mas finalizado agora em 9 de abril de 2021. Vale ressaltar que esse atraso na obra não causou prejuízo financeiro para a autarquia, SAAE.
DOIS POÇOS COM RECURSOS PRÓPRIOS
Usando de recursos próprios do SAAE, exclusivamente das tarifas de água e esgoto pagas pela população. Foi feito o poço tubular profundo da Vila Habitacional, concluído em 20 de fevereiro de 2020, com uma vazão de 180m3/hora, com um custo de cerca de 1,5 milhões de reais. E agora concluindo o poço do Sonho Nosso V , com uma produção de 165m3/hora, com um custo aproximado de 2 milhões de reais.
Em um período de pouco mais de 2 anos, o SAAE entrega dois poços com recursos próprios das tarifas pagas pela população. Algo inédito realizado pela autarquia em tão pouco tempo. Sendo que o último poço perfurado foi em 2004, atualmente com 17 anos de atividade. O Poço Santa Luiza foi perfurado em 1986, hoje com 35 anos de atividade. E o Poço São Domingos foi perfurado em 1986, na atualidade com 35 anos de atividade. Os outros poços contam com mais de 40 anos de atividade.
Cabe salientar que a vida útil média de um poço é estimada em 20 anos, considerando-se também a necessidade de manutenções preventivas que se fazem necessárias ao longo de sua atividade. E pela falta de investimentos ao longo dos anos e a crescente demanda do consumo de água, os referidos poços e seus respectivos equipamentos de bombeamentos hoje funcionam nas 24 horas diárias, contrariando as recomendações técnicas. Com esses investimentos e os próximos a serem realizados o SAAE poderá realizar as manutenções preventivas necessárias, sem prejudicar o abastecimento de água.
NOVO POÇO NO JARDIM NOVA BARRA
Já está em andamento o processo de licitação para a construção de mais um poço no Jardim Nova Barra. A previsão é de que a perfuração do poço tubular profundo tenha início ainda neste mês de abril.
No início do ano de 2020, o SAAE solicitou junto ao Departamento de Águas e Energia Elétrica (DAEE), estudos para projeto no sentido de viabilizar a perfuração de um Poço Tubular Profundo na confluência das Ruas Imigrantes e Luis Sponchiato, no Bairro Jardim Nova Barra, com a finalidade de equacionar o problema de abastecimento do próprio bairro, e incrementar o abastecimento nos Bairros Jardim Lucemar, Residencial Casa Grande, Vila Corrêa, Jardim São Caetano, Vila Nova e Santa Eliza I, II, III, IV, V, e VI.
Referido local é próximo de onde existia o poço que deixou de operar no ano de 2006.
RECUPERAÇÃO DO POÇO DA AV. ARTHUR BALSI
Poço Arthur Balsi perfurado em 1.996, na atualidade com 25 anos de atividade. No final do ano passado esse poço apresentou graves problemas, e por meio de contratação de empresa especializada foi diagnosticada a necessidade de obras de recuperação do poço para a sua normal operação e produção de água.
O superintendente do SAAE - Serviço Autônomo de Água e Esgoto, José Arlindo Reginato Dias, Bug, disse que já está de posse de levantamento prévio de custo para a recuperação do poço da Arthur Balsi e que junto a administração estarão verificando a viabilidade da recuperação do poço em relação a sua produção de água. Mas que em breve terá uma resolução.
O superintendente do SAAE, Bug, disse ainda que os trabalhos não devem parar e que há muito há ser feito para equacionar os problemas de anos sem investimentos no SAAE.

Veja também:


Endereço

Pça. Nhonhô de Salles, 1130
Centro - Barra Bonita - SP
CEP: 17340-029


Contatos

contato@barrabonita.sp.gov.br
Fone: (14) 3604-4000