COMEÇA A SER PERFURADO NOVO POÇO DA HABITACIONAL

Equipamento tem até julho para entrar em operação e vai equacionar o problema da falta de água em vários bairros da cidade.

Um novo poço artesiano começou a ser perfurado em Barra Bonita, na rua Lourenço Antonelli, no bairro Habitacional, no mesmo local onde já existem os reservatórios que abastecem boa parte dos bairros da cidade. O poço vai complementar a rede de abastecimento de água da cidade.
A empresa responsável pela obra é a Hidro Oeste, que venceu a licitação aberta no fim de 2018 pelo Serviço Autônomo de Água e Esgoto (SAAE) e será responsável pela perfuração, serviços de engenharia civil, instalação da bomba d’água e de toda a parte elétrica. O prazo máximo para o término da obra é julho de 2019.
O novo poço terá 370 metros de profundidade e capacidade de produção de 180 m3/hora, ou seja, 3,6 milhões de litros de água por dia, considerando-se 20 horas diárias de funcionamento. O custo aos cofres da autarquia será de 1.178.500,00, dividido em cinco pagamentos de R$ 235,4 mil.
É a primeira vez da história da autarquia que um poço será perfurado com recursos próprios, fruto do trabalho da atual administração nos anos de 2017 e 2018.

COMBATENDO A FALTA D’ÁGUA
Com esse novo equipamento, deverá equacionado o problema de falta d’água em bairros como Vila Habitacional, Portal São José, Jardim das Orquídeas, Vila Narcisa, Vila Operária, Jardim Vista Alegre, Verdão, entre outros que são abastecidos pelos mesmos reservatórios.
A falta de água ocorre porque muitos novos bairros e conjuntos habitacionais foram formados em Barra Bonita, aumentando a quantidade de imóveis e o consumo de água no município. Contudo, a quantidade de poços artesianos produzindo água continua a mesma desde 2004, ano em que o último poço foi inaugurado na Cohab. Os últimos poços perfurados na cidade foram nos anos de 1995 e 2004, e em função disso ocorre já há alguns anos uma deficiência no abastecimento de água.
Ainda no primeiro semestre deste ano outro poço poderá ser perfurado em Barra Bonita, na região do Sonho Nosso, melhorando o abastecimento de vários bairros dessa região da cidade. Esse segundo novo poço será financiado pela prefeitura, que também cuidará da licitação.

>>>Com informações do SAAE