DETECTA É IMPLANTADO EM BARRA BONITA PARA REFORÇAR SEGURANÇA PÚBLICA

Tecnologia visa auxiliar o trabalho policial e agilizar investigações no município

A Estância Turística de Barra Bonita implementou recentemente o sistema DETECTA, uma tecnologia inteligente de monitoramento criminal, em parceria com a Prefeitura e a Secretaria de Segurança Pública do Governo do Estado.

O sistema emite alarmes automáticos para auxiliar o trabalho das polícias Civil e Militar, fornecendo informações de inteligência sem a necessidade de operação constante.

O DETECTA pode ser configurado para localizar veículos com base em informações parciais, como cor e parte da placa, facilitando a busca por suspeitos. Além disso, as viaturas próximas são alertadas sobre ocorrências, permitindo uma atuação mais rápida e eficiente. O sistema utiliza sensores de leitura de placas e câmeras com essa capacidade para fornecer as localizações.

Na última sexta-feira (17), o prefeito José Luis Rici, o vice-prefeito Manoel Fabiano Ferreira Filho, o Delegado de Polícia do Município, Dr. Rodrigo Berbet Pereira, e o Capitão Amauri dos Santos Manzutti Júnior se reuniram para inspecionar o funcionamento dos novos equipamentos.

Com o DETECTA, as investigações ganham agilidade no acesso e no cruzamento de informações entre a Polícia Militar, a Civil e o Detran. O sistema permite localizar ocorrências relacionadas a determinado nome em um mapa e emitir alertas sempre que um crime com características semelhantes for registrado, mesmo em diferentes regiões ou cidades.

O monitoramento de veículos que passaram nas proximidades de roubos com intervalos de dias ou semanas também é possível, mesmo que as vítimas não tenham percebido a presença do veículo no local.

O prefeito Zequinha agradeceu a colaboração das entidades públicas de segurança e destacou a importância da parceria para melhorar a segurança na cidade de Barra Bonita.