No último dia 02, cerca de 400 pneus inservíveis foram encaminhados para reciclagem.
A destinação correta desses pneus faz parte das ações que a prefeitura vem tomando, pensando no bem estar e na saúde da população. Além de poluir o meio ambiente, eles podem se tornar criadouros do mosquito Aedes aegypti, transmissor de doenças como a dengue, a zika e a chikungunya.
De acordo com a Secretaria de Controle Ambiental, todas as oficinas, borracharias e empresas da cidade, que trabalham com esse tipo de material, são orientadas a dar destinação correta aos pneus inservíveis. Para tanto, a prefeitura mantém um local coberto onde esses pneus são recebidos e armazenados.
O local funciona junto ao Departamento da Limpeza Pública, localizado na Rua Antônio Benedito di Muzzio, s/n, ao lado do INSS e atende borracharias e empresas cadastradas. Quando há um volume considerável, a Secretaria de Controle Ambiental entra entra em contato com uma empresa terceirizada, a qual se encarrega da retirada, dando a destinação correta dos pneus inservíveis, de acordo com a resolução do CONAMA, sem custos aos cofres públicos.
Para onde vão os pneus inservíveis?
Quando um pneu chega ao fim de sua vida útil, ou seja, não pode mais continuar rodando em um veículo, ele deve ser deixado em local apropriado, caso de um estabelecimento comercial como uma revenda de pneus e borracharia ou um Ponto de Coleta de Pneus da Prefeitura Municipal.
No processo de coleta, uma empresa é responsável pelo transporte de pneus a partir dos Pontos de Coleta até as empresas de trituração, quando necessário, de onde os pneus serão encaminhados para destinação final.
Reaproveitamento
No Brasil, uma das formas mais comuns de reaproveitamento dos pneus inservíveis é como combustível alternativo para as indústrias de cimento. Outros usos dos pneus são na fabricação de solados de sapatos, borrachas de vedação, dutos pluviais, pisos para quadras poliesportivas, pisos industriais, além de tapetes para automóveis. Mais recentemente, surgiram estudos para utilização dos pneus inservíveis como componentes para a fabricação de manta asfáltica e asfalto-borracha, processo que tem sido acompanhado e aprovado pela indústria de pneumáticos.