CONDEMA FAZ PRIMEIRA REUNIÃO DO ANO

O Conselho Municipal de Defesa do Meio Ambiente (Condema) de Barra Bonita se reuniu pela primeira vez em 2018 na sexta-feira, dia 26, no Memorial do Rio Tietê, localizado no Centro Cultural Célia Stangherlin. Foi também a quarta reunião do conselho desde sua reativação.

A pauta da reunião contou com o lançamento do Guia de Poda e do Guia de Arborização de Barra Bonita (podem ser acessados neste link https://goo.gl/FrvYr3), assinatura da ata da reunião passada, participação no órgão estadual Consema e apresentação do resultado do Plano de Diretivas do Município Verde Azul 2017, mostrando em quais quesitos a cidade pontuou.

Um tema que não estava previsto na pauta e acabou fazendo parte da discussão foi a seringueira da Praça da Juventude, grande árvore localizada ao lado da pista de skate. Ela carece de uma poda para prevenir prejuízos à rede elétrica e que chuvas, ventos e tempestades derrubem seus galhos em cima da calçado, avenida, transeuntes ou veículos estacionados próximos ao local. A prefeitura entrará em contato com a CPFL para que o órgão faça a poda de segurança. Em seguida, a própria Limpeza Pública fará uma poda de adequação. “É uma árvore muito antiga e muito alta, de difícil manutenção. O risco para a rede elétrica foi natado por um membro do Condema”, explica José Tiago do Nascimento, técnico ambiental. Outro assunto que surgiu durante a reunião foi a necessidade de controle de escorpiões na cidade.

Ao todo, o Condema é formado por 16 membros e vários deles estiveram no encontro de sexta-feira. Participam do conselho representantes civis da administração municipal, representantes de associações de bairros, profissionais de reciclagem, representante do SAAE e da Associação Comercial. O presidente é Mário Fregolente, secretário municipal de Meio Ambiente. José Tiago do Nascimento, técnico da Pasta, é o representante do programa Município Verde Azul.

“É um grupo que delibera sobre diversas ações que tenham impacto ambiental na cidade”, diz Tiago. “Hoje, qualquer grande projeto que a prefeitura queira montar tem impacto ambiental. O Condema é consultivo, ele opina e pode nortear ações ambientalmente corretas.”

Embora o conselho esteja formado, qualquer munícipe pode participar das reuniões, realizadas sempre na última semana de cada mês. Para entrar em contato com o Condema o cidadão deve ligar na prefeitura - (14) 3604-4000 - e solicitar falar com o secretário de Meio Ambiente ou com o técnico ambiental.