CONDEMA E SECRETARIA DE CONTROLE AMBIENTAL REALIZAM AÇÕES PARA RECUPERAÇÃO DE NASCENTES

Com trabalho constante pela conservação e preservação do meio ambiente, principalmente das nascentes e mananciais, a prefeitura de Barra Bonita, por meio da Secretaria de Controle Ambiental, segue realizando ações voltadas à recuperação e manutenção dos recursos hídricos no município.
Na sexta-feira (21), membros do Conselho Municipal de Meio Ambiente (Condema) e funcionários da Secretaria plantaram 150 mudas de árvores nativas e frutíferas. A meta é plantar 300 mudas em nascente denominada “São Domingos”, localizada no bairro Sonho Nosso V, realizando inclusive a limpeza do local, retirando sacos plásticos, garrafas pet, entre outros materiais.
“É um trabalho importante para a proteção e recuperação ambiental, principalmente na preservação da água”, destaca o secretário de Controle Ambiental e presidente do Condema, Mário Fregolente, destacando que a água é um recurso finito que precisa de atenção e dedicação redobradas da sociedade.
Essas ações são o inicio dos trabalhos para consolidação do “Projeto Nascentes”, que tem o objetivo de recuperar e ampliar a proteção e conservação dos recursos hídricos dentro do perímetro urbano de Barra Bonita, em 10 nascentes durante o ano.
“Quando formos à zona rural precisaremos da colaboração dos proprietários, para que autorizem a entrada dos funcionários da Secretaria de Controle Ambiental e realizem os diagnósticos necessários das nascentes. Posteriormente, haverá o plantio de mudas, visando a recomposição da mata ciliar”, reforça Fregolente.
Esse trabalho visa garantir disponibilidade hídrica para o município, protegendo os mananciais, uma das prioridades definidas pelo prefeito José Luís Rici. “A atual administração dá total atenção às questões ambientais”, diz o secretário.
O futuro “Projeto Nascentes” conta ainda com a nascente modelo, que fica no Jardim das Orquídeas e foi inaugurada em 2014. Lá foram plantadas 1.780 mudas. A nascente modelo é também mais uma ação do município pela educação ambiental, com visitas monitoradas de estudantes das escolas municipais.
Essas iniciativas também fazem parte da diretiva “Gestão das Águas”, do Programa Município VerdeAzul, do governo estadual, que pontua investimentos ambientais feitos pelos municípios. As cidades que atingem a pontuação necessária obtêm certificado e garantem prioridade na captação de recursos do Fundo Estadual de Prevenção e Controle da Poluição (Fecop).

VIVEIRO
A Secretaria de Controle Ambiental vem realizando desde o ano passado vários outros trabalhos voltados ao meio ambiente, como a criação do viveiro de mudas, localizado no Departamento de Manutenção de Áreas Verdes.
Este ano, foram doadas pelo viveiro cerca de 1.200 mudas de árvores nativas e frutíferas para plantio em Áreas de Preservação Permanente (APPs), chácaras, sítios e fazendas no entorno de cursos d'água e nascentes para proteger os recursos hídricos contra erosão e assoreamento, alem da população em geral, que buscam mudas para plantio em suas calçadas.