BARRA BONITA EVOLUI NA QUESTÃO AMBIENTAL E É QUALIFICADA NO PROGRAMA MUNICÍPIO VERDE AZUL

Barra Bonita esteve presente mais um ano em evento realizado pela Secretaria Estadual de Meio Ambiente para receber a Qualificação do Programa Município Verde Azul-PMVA, referente ao ano de 2019. O município esteve representado pelo secretário municipal de controle ambiental Mário Fregolente, pelo interlocutor do PMVA José Tiago do Nascimento e pelo suplente Kleber Wilians Alves.

A cidade obteve pontuação acima de 60 pontos, o que vem demonstrando a evolução das ações voltadas para o Meio Ambiente no Município.
“Barra Bonita está na sua melhor pontuação desde 2016, quando a cidade aparecia com apenas 2,18 pontos e na 555ª posição. A atual colocação é importante porque evidencia a melhora da cidade nos aspectos ambientais, ou seja, estamos provando para o Estado nossa evolução e credenciando Barra Bonita na busca de recursos do FECOP”, comentou o prefeito José Luis Rici.
O Programa tem o inovador propósito de medir e apoiar a eficiência da gestão ambiental com a descentralização e valorização da agenda ambiental nos municípios.

O principal objetivo do Programa é estimular e auxiliar as prefeituras paulistas na elaboração e execução de suas políticas públicas estratégicas para o desenvolvimento sustentável do Estado de São Paulo.

A participação do município no Programa é um dos critérios de avaliação para a preferência na liberação de recursos do Fundo Estadual de Controle da Poluição (FECOP).

As ações propostas pelo Programa Município Verde Azul compõem as dez Diretivas norteadoras da agenda ambiental local, Abrangendo os seguintes temas estratégicos: Município Sustentável, Estrutura e Educação Ambiental, Conselho Ambiental, Biodiversidade, Gestão das Águas, Qualidade do Ar, Uso do Solo, Arborização Urbana, Esgoto Tratado e Resíduos Sólidos.

Tal ranking resulta da avaliação técnica das informações fornecidas pelos municípios, com critérios preestabelecidos de medição da eficácia das ações executadas.